uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Vogar contra a Indiferença de canoa entre Caneiras e Valada

O movimento proTEJO celebra sábado, 24 de Outubro, o Dia Mundial da Migração dos Peixes com a oitava edição do “Vogar contra a indiferença”, numa descida de canoa das Caneiras (Santarém) até Valada (Cartaxo).
A acção previa a realização de uma “concentração ibérica de cidadãos”, intitulada “Por Um Tejo Livre”, contra a construção de açudes e barragens que visam reter água para consumo na agricultura intensiva, mas o evento foi cancelado devido à declaração do estado de calamidade, face ao crescimento de casos da doença Covid-19.
O “8º Vogar contra a indiferença” far-se-á, assim, na manhã de sábado, a partir da aldeia avieira de Caneiras, no concelho de Santarém, num percurso fluvial em canoa, que contará com a participação de 36 pessoas, duas delas da Rede de Cidadania por uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo e seus afluentes, de Espanha.
Paulo Constantino, do proTEJO – Movimento pelo Tejo, disse à Lusa que a organização optou por fazer apenas a descida, para evitar aglomerações, tendo cancelado a concentração e os contactos com a população que estavam agendados para o período da tarde na praia fluvial de Valada (Cartaxo).
As 18 canoas vão fazer um percurso numa “experiência de comunhão com a beleza do património natural de um rio Tejo livre, com dinâmica fluvial, e do património cultural do rio Tejo, associado à pesca tradicional”, em especial nas aldeias de Palhota, no concelho do Cartaxo, e das Caneiras, descreve uma nota do movimento.
Para o proTEJO, o património natural e cultural do Tejo deve ser defendido, o que implica a “rejeição dos projectos de construção de novos açudes e barragens - Projecto Tejo e Projecto de Barragem no rio Ocreza” – e a “exigência de uma regulamentação daqueles que já existem”.
O objectivo, afirma, é “garantir um regime fluvial adequado à prática de actividades náuticas e à migração e reprodução das espécies piscícolas; um estabelecimento de verdadeiros caudais ecológicos; e uma continuidade fluvial proporcionada por eficazes passagens para peixes e pequenas embarcações”.
O “8º Vogar contra a indiferença” conta com o apoio dos municípios do Cartaxo e de Santarém, da União de Freguesias da Cidade de Santarém, da EcoCartaxo, dos Bombeiros Sapadores de Santarém, da Associação dos Amigos das Caneiras, da Rede de Cidadania por Uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo e seus afluentes e da Fundação World Fish Migration Day, sendo o Clube de Canoagem Scalabitano responsável pela descida do rio.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido