Ribatejano com pontaria afinada nas provas profissionais de setas
José Sousa conquistou o European Darts Grand Prix, que decorreu na Alemanha
O jogador de setas José Sousa, natural de Azambuja e que durante vários anos residiu no concelho da Chamusca, tornou-se no fim-de-semana o primeiro português a vencer o European Darts Grand Prix, competição que decorreu em Sindelfing, na Alemanha. O ribatejano venceu na final o nº1 do ranking mundial, o holandês Van Gerwen.
José Augusto Sousa começou a jogar setas com os amigos mas nunca pensou que esse passatempo o levasse a competir a nível internacional e a tornar-se profissional da modalidade. A primeira competição que venceu realizou-se no pavilhão desportivo de Almeirim e o prémio foi participar num campeonato internacional em Espanha. A experiência fê-lo entusiasmar-se e começar a encarar o passatempo de outra forma, tendo começado a participar em provas internacionais com regularidade.
Nasceu em Azambuja há 46 anos mas viveu na Chamusca até aos nove anos de idade, altura em que se mudou para Vale de Cavalos, no mesmo concelho. Como o trabalho era incerto e havia períodos de desemprego, decidiu emigrar, tendo vivido na Alemanha, em Itália e finalmente em Espanha, onde está há 17 anos. Primeiro residiu em Barcelona e, há cerca de cinco anos, mudou-se para Madrid.