uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Gastronomia do Minho deu-se a provar no Oh!Vargas em Santarém
Sob o olhar atento de Manuel Vargas, foi Fernando Torres quem comandou o staff

Gastronomia do Minho deu-se a provar no Oh!Vargas em Santarém

Programa do Sabores e Saberes, que traz à capital ribatejana uma dezena de restaurantes de todo o país, teve início a 16 de Outubro com a gastronomia minhota servida no restaurante de Manuel Vargas.

Pelas 11h30 de sexta-feira, 16 de Outubro, o corrupio na cozinha do restaurante Oh!Vargas, na Portela das Padeiras, Santarém, era um pouco diferente do de um dia normal. Sob o olhar atento de Manuel Vargas, proprietário do espaço, era Fernando Torres, do restaurante “O Torres” de Vila Verde, distrito de Braga, quem comandava o staff.
Arrancava assim a iniciativa Provar Portugal nos restaurantes de Santarém, que integra o programa Sabores e Saberes, uma alternativa ao Festival Nacional de Gastronomia no ano em que se deveria comemorar o seu 40º aniversário.
Em representação da cozinha do Minho, o restaurante “O Torres” trouxe à cidade ribatejana uma ementa recheada com os pratos típicos daquela região começando nas entradas de pataniscas minhotas, escabeche de petinga, papas de sarrabulho, alheira de perdiz e iscas de cebolada, passando pelos pratos principais como o cabrito assado no forno ou o arroz de cabidela, e terminando nas sobremesas onde não podiam faltar o pudim abade de Priscos e as rabanadas.
O programa desta iniciativa da Câmara de Santarém e da empresa municipal Viver Santarém continua até 25 de Outubro, trazendo a restaurantes da cidade restaurantes de outras regiões do país que habitualmente marcam presença no Festival Nacional de Gastronomia. Para Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, esta experiência resultou num casamento perfeito e deverá ter continuidade nos próximos anos.
Manuel Vargas, proprietário do espaço, considera que não havendo festival esta é uma excelente iniciativa para mostrar em Santarém o que de melhor se faz em Portugal a nível de gastronomia. Fernando Torres, do restaurante “O Torres”, presença assídua no Festival Nacional de Gastronomia, acredita que este pode ser o pontapé de saída para que haja mais intercâmbio entre vários restaurantes de diversas localidades.
João Leite, administrador da Viver Santarém, revela que a partir de 2021, todos os meses, até à data do próximo Festival de Gastronomia, um dos restaurantes participantes no evento deverá vir a Santarém mostrar a gastronomia da sua região, numa estratégia de promoção do evento ao longo do ano.

Gastronomia do Minho deu-se a provar no Oh!Vargas em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido