uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Limpeza no Nabão para desobstruir rio em Tomar
foto DR Leito e margens do rio foram limpos entre a cidade e o Açude de Pedra

Limpeza no Nabão para desobstruir rio em Tomar

A Câmara de Tomar concluiu os trabalhos de limpeza do rio Nabão, no leito e margens. Os trabalhos duraram dois meses, entre a cidade e o Açude de Pedra numa extensão de 2.200 metros. O município explica que a intervenção incluiu a remoção de centenas de árvores e troncos em mau estado. Também foram retirados alguns detritos que obstruem o curso normal da água do rio. O objectivo é minimizar o risco de cheias na cidade que poderia decorrer do arrastamento e atravancamento dos resíduos nas pontes, açudes e comportas da zona urbana.
Foi realizada outra intervenção de limpeza do rio entre a Ponte do Prado e a zona da ETAR da Pedreira, numa extensão de cerca de mil metros, onde a acumulação de árvores, canaviais e outros detritos, segundo a autarquia, quase ocultava o curso de água. A acção foi licenciada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), mas financiada na totalidade pelo município, “ao contrário de outras acções similares custeadas pela APA em várias regiões e concelhos do país”, refere a Câmara de Tomar.
O município relembra que, de acordo com a lei, os “proprietários ou possuidores de parcelas de leitos e margens de linhas de água, nas frentes particulares e fora do aglomerado urbano, são obrigados a garantir a limpeza das mesmas, segundo as normas para a limpeza de cursos de água não navegáveis”.

Limpeza no Nabão para desobstruir rio em Tomar

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido