uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sindicato dos Jogadores critica  “desastrosa gestão” da SAD do Fátima 
foto DR SAD foi declarada insolvente em Junho e os jogadores reclamam salários em atraso

Sindicato dos Jogadores critica  “desastrosa gestão” da SAD do Fátima 

Estrutura apela à Federação Portuguesa de Futebol que ponha termo a uma situação que considera degradar a imagem do futebol português.


O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) condenou sexta-feira, 30 de Outubro, a “desastrosa gestão” da SAD (sociedade anónima desportiva) do CD Fátima e pediu à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para pôr “termo” a uma “situação que degrada a imagem do futebol” nacional.
Em comunicado, o organismo liderado por Joaquim Evangelista perspectiva “uma época muito difícil” para a equipa do distrito de Santarém, que milita no Campeonato de Portugal em futebol, e aponta “comportamentos graves” por parte da SAD, que foi declarada insolvente em Junho, com os jogadores a reclamarem salários em atraso.
“O SJPF teve sempre uma postura de boa fé e na protecção dos jogadores, perante uma desastrosa gestão que culminou com a insolvência da SAD. Foi liquidado o Fundo de Garantia Salarial e celebrado um acordo para liquidação das dívidas aos jogadores, que foi incumprido logo após a primeira prestação”, manifestou o sindicato, recordando que na época passada foram assinados “múltiplos falsos vínculos amadores”, que deixaram os jogadores “numa situação de forte precariedade laboral”.
Já esta época, segundo o SJPF, os dirigentes do Fátima promoveram “alguns contratos que são, manifestamente, uma forma de fugir ao regime do contrato de trabalho desportivo”, havendo o risco de “voltar a deixar os jogadores numa situação de fragilidade económica”, agravada pela “precariedade das condições de treino, promovida por uma SAD que foi forçada a mudar-se do local e cidade a que pertence”.
O sindicato deixou um apelo à FPF, que tem sob a sua alçada a organização das competições não-profissionais, como é o caso do Campeonato de Portugal, no qual alinha a equipa gerida pela SAD do Fátima. “Face ao exposto, o SJPF não deixará de apoiar nenhum jogador no que necessite, mas exigirá do organizador da competição uma solução imediata e drástica, que ponha termo a esta situação que degrada a imagem do futebol português”, vincou o organismo.
O Fátima SAD joga actualmente em Vila Chã de Ourique (Cartaxo), depois de se ter separado do clube, cuja equipa compete nos campeonatos distritais de Santarém. Compete na série F do Campeonato de Portugal, ocupando o último lugar, com quatro derrotas no mesmo número de jornadas.

Sindicato dos Jogadores critica  “desastrosa gestão” da SAD do Fátima 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido