uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Casas destruídas pelos incêndios em Mação ainda não receberam obras

O presidente da Câmara de Mação lamenta que as cinco habitações destruídas pelos incêndios de 2019 no seu concelho ainda não estejam reconstruídas. Vasco Estrela (PSD) abordou o assunto em sessão camarária e recordou que duas das pessoas que esperavam ver as suas casas restauradas faleceram recentemente. O autarca explica que os processos desta vez estão a ser conduzidos pelo IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana) e que, apesar de serem menos casas do que em 2017, está tudo mais atrasado devido à pandemia provocada pela Covid-19.
“Já conseguimos estabelecer uma plataforma de entendimento relativamente às burocracias inerentes a este processo e estamos em articulação com as pessoas para reunir os documentos necessários de modo a que haja financiamento para aquelas cinco habitações. Lamento que já tenham falecido duas pessoas que tinham a expectativa de ver os seus assuntos resolvidos mas não foi possível”, afirma.
Vasco Estrela critica o excesso de burocracia e diz que deveria existir maior agilização dos procedimentos mas não culpa ninguém uma vez que, sublinha, os tempos são de pandemia e este ano tudo atrasou. “O IHRU tem novas competências e não tem sido fácil gerir todos os processos a nível nacional”, refere.
Em relação às casas ardidas em 2017 a Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco recuperou, total e parcialmente, oito habitações que arderam durante os fogos desse Verão. Elicídio Bilé, da Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco, disse, na altura, que esta instituição investiu cerca de 130 mil euros de um total de 1,7 milhões de euros que a Igreja angariou através de donativos e dos ofertórios de uma missa dominical nacional.
Também a Fundação Calouste Gulbenkian apoiou na reconstrução de habitações destruídas pelos incêndios de 2017 no concelho de Mação. No total foram 23 as habitações afectadas.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido