uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Convento Inn na Chamusca promove Ribatejo com a presença de artistas internacionais
Vanda Cordeiro, gerente do Convento Inn, com o pintor Pascal Guireneau

Convento Inn na Chamusca promove Ribatejo com a presença de artistas internacionais

Há cerca de um ano que o Convento Inn organiza residências artísticas com o objectivo de promover a região ribatejana no mundo. O pintor francês Pascal Guireneau foi o mais recente convidado. Protagonizou, numa sessão reservada a uma dezena de pessoas, um espectáculo de pintura ao vivo.


O histórico Convento de Santo António, na Chamusca, é hoje um local de referência na região ribatejana. O espaço, com cinco séculos de história, é agora explorado pela empresária Vanda Cordeiro, que tem procurado torná-lo um lugar com mais personalidade, que mistura a arquitectura, arte e o espírito do presente e do passado.
Em 2019, Vanda Cordeiro teve a ideia de promover o turismo no Ribatejo trazendo para o Convento artistas internacionais, sobretudo pintores e escritores. Em pouco mais de um ano, já passaram pelo Convento cerca de duas dezenas de personalidades. As residências artísticas são, explica, um colectivo de imaginários: “Os artistas são convidados a passarem três semanas na região e, através da sua arte, mostram ao mundo o que os seus olhos viram”.
O MIRANTE foi ao Convento assistir, numa tarde de sábado, a uma sessão de pintura ao vivo protagonizada pelo pintor francês Pascal Guireneau. O espéctaculo, que durou cerca de uma hora, foi reservado a uma dezena de pessoas. No final, o artista destruiu a tela pintada, e os vários pedaços foram distribuídos, de igual forma, por todos os presentes.
A O MIRANTE, Pascal confessa estar encantado com a região e admite mudar-se, em breve, de forma permanente. “As pessoas são muito simpáticas e o tempo é excelente. Aqui sinto-me seguro e com inspiração para continuar a produzir a minha arte”, afirma. Depois de três semanas a residir no concelho da Chamusca, o pintor francês sente-se capaz de eleger o seu lugar encantado: “O Arripiado é dos lugares mais bonitos onde já estive”, declara.
Ao longo da sua residência no Convento, Pascal pintou 13 quadros, numa série intitulada “Reflexão sobre um mundo que está a enlouquecer”. “Sou um artista. O meu dever é acordar consciências através da arte”, sublinha. O valor dos quadros varia entre os 400 e os 1.400 euros. Quando questionado sobre qual o quadro com mais significado que pintou, responde, sem hesitar: “É um que conta a minha história pessoal e que, provavelmente, nunca vou querer vender enquanto for vivo”.
A sessão de arte ao vivo no Convento Inn envolveu também a visita a uma pequena galeria de arte, da escultora Anne Podbielski, esposa de Pascal Guireneau. As peças, de carácter abstracto, revelam a paixão da artista pelas emoções e energias positivas.

Um espaço com
cinco séculos de história
O Convento de Santo António foi fundado em 1519 pelo Rei D. Manuel I. Ao longo de cinco séculos pertenceu a várias famílias e sofreu muitas alterações. Mais recentemente, foi comprado por Carlos do Amaral Netto, proprietário, político do antigo regime, e segunda figura do país antes do 25 de Abril de 1974, por ser o presidente da Assembleia Nacional. A propriedade foi herdada pelo seu filho, Miguel do Amaral Netto.
Vanda Cordeiro, que viajou pelo mundo durante cerca de 30 anos, afirma que o Convento Inn “é o sítio ideal para mentes curiosas se perderem num lugar encantado”.

Convento Inn na Chamusca promove Ribatejo com a presença de artistas internacionais

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido