uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Festival de Filosofia de Abrantes regressa em modo digital 

As cidades de hoje e as problemáticas do mundo actual são o mote para a terceira edição

As cidades de hoje e as problemáticas do mundo actual são o mote para a terceira edição do Festival de Filosofia de Abrantes, evento que vai decorrer no dia 19 de Novembro em formato digital, anunciou o município.
“Cidade, árvore que nos abriga e raiz que nos sustenta” é o tema proposto a reflexão para um evento agendado para o Dia Mundial da Filosofia e que vai acontecer num formato diferente das edições anteriores, com o programa concentrado num só dia, devido à situação de pandemia provocada pela Covid-19, sendo a maioria das comunicações previamente gravadas e transmitidas online, nos canais digitais do município de Abrantes.
“Os tempos da cidade” é o tema da comunicação do historiador e académico titular da Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, João Serra, que será transmitida às 09h45, logo depois da sessão de abertura, agendada para as 09h30, a cargo do presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.
João Seixas, investigador nas áreas dos estudos urbanos, da sociopolítica, geografia e economia das cidades e das metrópoles, abordará, por sua vez, o tema “Cidade e humanidade”, num vídeo que estará programado para as 10h10.
“A cidade contemporânea, metabolismo urbano e reinvenção do quotidiano” será o tema da comunicação de António Covas, professor catedrático e autor de várias investigações e diversas publicações sobre desenvolvimento territorial e cidades inteligentes e criativas, com intervenção prevista para as 10h35 e que encerrará o painel da manhã.
Onésimo Teotónio Almeida, orador da edição 2017 do Festival de Filosofia de Abrantes, é o convidado para uma “comunicação em linha”, a transmitir às 14h30, e será “a única transmissão em directo e a incluir uma interacção com alguns alunos do ensino secundário”.
“Quem não é da sua terra não merece ser de parte nenhuma” é o título da comunicação de Onésimo Teotónio Almeida, filósofo, professor na Universidade de Brown (EUA), onde é catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, tendo presidido em 2018 às comemorações do Dia de Portugal.
Álvaro Domingues - geógrafo, investigador e autor de livros sobre políticas urbanas - fará uma comunicação subordinada ao tema “A condição urbana: a cidade como metáfora”, pelas 18h00, encerrando o evento.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido