uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Povoense e FC Alverca de luto pela morte de Carlos Fontan
Carlos Fontan

Povoense e FC Alverca de luto pela morte de Carlos Fontan

Era uma figura do desporto no concelho de Vila Franca de Xira.

Faleceu a 5 de Novembro, no Hospital de Vila Franca de Xira, Carlos Fontan, um rosto conhecido do desporto naquele concelho. Faleceu subitamente depois de uma queda em casa. Tinha 84 anos. Nasceu em Alhandra, mas aos seis anos mudou-se para a Póvoa de Santa Iria e por aí ficou. Foi um dos fundadores, em Outubro de 1959, da secção de atletismo do União Atlético Povoense.
Em Maio de 2005 o clube da terra que o viu crescer reconheceu-lhe toda uma vida dedicada ao desporto atribuindo o seu nome à pista do clube, que ainda hoje é a única pista de atletismo no concelho de Vila Franca de Xira. Começou por praticar desporto no Vialonga e a correr nas festas populares. Ingressou nos juniores do Povoense para jogar futebol e mais tarde esteve no Belenenses, onde praticou andebol de 11 e atletismo. Alverca foi a próxima paragem para jogar andebol de 11 e de 7. Aos 28 anos foi para França, praticou atletismo, jogou futebol na terceira divisão nacional e andebol na primeira divisão, onde chegou a ser campeão nacional em 1965.
O destino seguinte foi a Alemanha, depois a Bélgica e a Holanda. Esteve oito anos e meio no país das tulipas, período durante o qual trabalhou como soldador e praticou futebol. Na Holanda tirou o curso de massagista. Após o 25 de Abril regressou definitivamente a Portugal. Jogou andebol nos amadores do Povoense e fez uma época no andebol do Alverca. Também chegou a praticar decatlo. No Povoense exerceu funções de massagista, secretário-geral, vice-presidente e até foi motorista. De 1995 a 2008 esteve como massagista ao serviço do FC Alverca, clube que lhe deixou saudades.
Carlos Fontan era sócio de mérito da Federação Portuguesa de Atletismo. Fez parte do corpo clínico que acompanhou os atletas que participaram nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e foi juiz de atletismo, tendo participado, entre outros, no Campeonato do Mundo de Pista Coberta realizado em 2001.

Povoense e FC Alverca de luto pela morte de Carlos Fontan

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido