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EDP Distribuição atinge marca histórica na qualidade de serviço 


A EDP Distribuição anunciou ter obtido em 2019 o melhor resultado de sempre em termos de qualidade de serviço de distribuição de energia eléctrica. A empresa refere que o resultado se deveu a uma correcta política de investimento e optimização das operações.
“Em 2019, o Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada em Média Tensão foi de 49 minutos, excluindo o impacto de eventos excepcionais”, é referido numa nota de imprensa.
No indicador mais representativo de qualidade de serviço, o Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada em Média Tensão (TIEPI MT), a empresa registou uma melhoria de 15%, face a 2018. Nos restantes indicadores, nomeadamente nos relativos ao número e duração das interrupções, a sua evolução foi também positiva.
“Esta melhoria generalizada reflecte o bom desempenho da empresa na consolidação da melhoria da Qualidade de Serviço Técnico na distribuição de energia eléctrica, alcançada nos últimos anos, garantindo simultaneamente a redução de assimetrias entre as diversas regiões do país”, é sublinhado.
O recente Relatório de Qualidade de Serviço Técnico de 2019 publicado pela ERSE evidencia como extraordinários os eventos atmosféricos ocorridos durante o ano (Helena, Elsa e Fabien), onde fica evidente a capacidade de resposta das equipas da EDP Distribuição, empresa certificada desde 2015, em Continuidade de Negócio.
A marca alcançada resulta duma correcta política de investimento e manutenção na rede eléctrica nacional, tendo como eixos principais o aumento da resiliência da rede, a renovação e reabilitação dos activos, a automação e digitalização na gestão da rede, a par de medidas de optimização nas operações, nomeadamente em situações de crise.
Esta mesma estratégia serviu de base à recente proposta da EDP Distribuição para o Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Distribuição de electricidade para o período 2021-2025 (PDIRD-E 2020), no qual a Empresa propõe um investimento de mais de mil milhões de euros na rede eléctrica. Este plano reforça também o investimento necessário para dar resposta às necessidades da transição energética. Também nesta linha a EDP Distribuição já concretizou a instalação de mais de três milhões de contadores inteligentes.

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