uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Alcanena também celebra centenário de Bernardo Santareno

Programa contempla diversas actividades culturais até 5 de Dezembro

A Câmara de Alcanena está a promover um programa comemorativo do centenário do escritor Bernardo Santareno, natural de Santarém, mas com raízes familiares na aldeia do Espinheiro, no concelho de Alcanena. No dia 14 de Novembro, pelas 16h00, a Casa do Povo de Espinheiro recebe uma sessão de homenagem que contará com momentos musicais por parte da Associação Musical e Tradições de Espinheiro, Ana Sofia Gomes, Ricardo Bernardino e Bruno Oliveira e ainda intervenções de Joaquim Martinho da Silva e João Vitalino Martinho. Será também projectado um vídeo produzido pela Câmara de Alcanena, intitulado “De António Martinho do Rosário a Bernardo Santareno, o maior dramaturgo português do século XX”.
No dia 19 de Novembro, data do centenário do nascimento do escritor, realiza-se um Encontro de Poesia e Cultura sobre a Poesia de Bernardo Santareno, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena.
Para 21 de Novembro está previsto um espectáculo de tributo a Bernardo Santareno, pelas 16h00, no Cine-Teatro São Pedro. Contará com momentos musicais do Trio Tágides, Sara Fernandes (violino), Carolina Veneno (violoncelo), Madalena Coias (piano) e Carlos Mendes (cantautor). A tarde será ainda marcada pelas intervenções do escritor Domingos Lobo (da Comissão Executiva Nacional das Comemorações) e de Eugénia Vasques (professora do Conservatório de Artes do Espectáculo, investigadora e crítica de teatro).
A apresentação do livro “Bernardo Santareno da Nascente à Foz”, biografia do escritor da autoria de José Miguel Noras, está marcada para dia 28 de Novembro, pelas 16h00, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena. A sessão conta ainda com um momento musical por Bruno Oliveira e Inês Caetano e intervenções de Vicente Batalha (apresentação do autor ) e José Miguel Noras (apresentação da obra).
Finalmente, no dia 5 de Dezembro, pelas 16h00, é inaugurada na Galeria Municipal Maria Lucília Moita, em Alcanena, a exposição “Tudo de Mim” – ensaio das personagens de Bernardo Santareno, de Fernanda Narciso. Ficará em exibição até 7 de Janeiro de 2021.
Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário, nasceu em Santarém em 19 de Novembro de 1920 e morreu em Oeiras, a 29 de Agosto de 1980. Formado em medicina, foi um dos maiores dramaturgos portugueses do século XX com obras marcantes de teatro, poesia e prosa.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido