uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Hospitais de Torres Novas e Tomar voltam a fechar urgências de madrugada

Para responder ao crescimento de casos na região, a capacidade da enfermaria Covid em Abrantes aumentou e as urgências nocturnas voltaram a ficar centradas nesta unidade hospitalar.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) activou o nível 2 do Plano de Contingência à Covid-19, aumentando a capacidade de camas em enfermaria Covid, no Hospital de Abrantes, para um total de 197. A capacidade de camas de Cuidados Intensivos pode ir até às 32 no Serviço de Medicina Intensiva. Esta reorganização temporária deriva da implementação das orientações do Ministério da Saúde, por via de um despacho emitido a 3 de Novembro, para garantir a melhor coordenação e articulação de resposta às necessidades, face ao actual crescimento da incidência da Covid-19, maximizando a capacidade de resposta assistencial aos doentes Covid e não-Covid, de forma a que nenhuma situação clínica fique sem o devido acompanhamento assistencial.
De acordo com o CHMT, o novo quadro organizativo, que recupera algumas das medidas já adoptadas na primeira fase da pandemia, é temporário e deve durar até ao final do mês de Fevereiro.
Os serviços de Urgência Básica de Torres Novas e Tomar passam a encerrar nos períodos nocturnos, entre as 24h00 e as 08h00, com a admissão de doentes a terminar às 21h00. Uma alteração que entrou em vigor a 6 de Novembro.
Mantêm-se em funcionamento nesses hospitais, 24h00 sobre 24h00, o Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, o Serviço de Urgência Pediátrica e o Serviço de Urgência de Obstetrícia. As consultas externas devem seguir a tipologia não presencial, via telefone ou via teleconsulta, desde que tal se revele adequado às circunstâncias clínicas do doente.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido