uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Com tanta tecnologia ao dispor não se justifica gastar tanto papel e consumíveis”
Diogo Barata - Director Comercial da Binarystorm, Santarém

“Com tanta tecnologia ao dispor não se justifica gastar tanto papel e consumíveis”

Diogo Barata - Director Comercial da Binarystorm, Santarém.

Na região um dos problemas que mais prejudica o ambiente é a falta de transportes públicos. Apesar de nos grandes centros urbanos ter existido uma grande aposta nos transportes públicos ao longo dos últimos anos, nas cidades mais interiores, como Santarém, o aumento de oferta não se verificou. Devido a isso a grande maioria da população desloca-se em viatura própria.

Outro problema é a falta de aterros para despejo de entulhos. Apesar da obrigatoriedade de existência dos mesmos, não existe em Santarém qualquer solução. Isto faz com que em muitos pontos em redor da cidade se encontrem pequenas “lixeiras de entulho” junto de estradas com pouco tráfego.

A Binarystorm contribui para a defesa do ambiente e a redução da pegada ecológica. Procuramos através de automatismos e implementação de sistemas informáticos reduzir ao mínimo a utilização de papel e consumíveis.

Quase todas as empresas tendem a privilegiar a economia em relação ao ambiente. É fundamental que seja dada informação aos empresários pois, por vezes, a redução da pegada ecológica, através da renovação de equipamentos, implementação de novos sistemas informáticos ou até a simples alteração de processos pode vir associada a uma redução de custos. Mas terão que existir incentivos financeiros ou benefícios fiscais que incentivem as empresas a adoptar medidas.

Com a tecnologia que temos ao nosso dispor não se justifica a quantidade de papel e consumíveis gastos pelas empresas. Além dos custos, existe uma componente ambiental importantíssima que deveria ser analisada em detalhe. Devem ser adoptadas medidas para a redução das impressões e o Estado terá um papel fundamental neste processo. Não só através de um processo de digitalização nas entidades públicas como também em reduzir a burocracia nas empresas e facilitar a comunicação e entrega de documentos em formato digital.

“Com tanta tecnologia ao dispor não se justifica gastar tanto papel e consumíveis”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido