uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Não acredito que os países da União Europeia consigam reduzir os pesticidas para metade”
Diamantino Duarte - Director Geral da RSTJ - Gestão e Tratamento de Resíduos - Carregueira, Chamusca

“Não acredito que os países da União Europeia consigam reduzir os pesticidas para metade”

Diamantino Duarte - Director Geral da RSTJ - Gestão e Tratamento de Resíduos - Carregueira, Chamusca.

Edição de 02.12.2020 | Especial Aniversário

Muitos problemas ambientais são gerados pelo Ser Humano na sua ânsia de gerar riqueza mesmo que isso se traduza depois em mais pobreza para a Humanidade. Isto só se resolve com educação, educação, educação. Definir algo como um problema ambiental é sempre difícil. Se, para uns, uma determinada situação é considerada um problema ambiental, para outros essa mesma situação já não é ou, pelo menos, não tem a mesma importância.

Na nossa casa, na RSTJ a defesa do ambiente é a nossa vida. Essa é a primeira prioridade de todos aqueles que nela prestam o seu serviço.

A economia será sempre privilegiada em relação ao ambiente enquanto o Ser Humano puser os seus interesses acima do bem-estar de todos. A alteração só poderá acontecer quando todos entendermos que a nossa riqueza não é medida pelo valor patrimonial mas sim pelo bem estar global da sociedade mundial. Enquanto a sociedade procurar realizar, de uma forma rápida, mais valias financeiras a qualquer custo, mesmo que isso se traduza em prejuízo para as gerações futuras, as questões económicas terão sempre supremacia sobre as questões ambientais.

A ideia de reduzir os pesticidas para metade, no espaço de dez anos, na União Europeia, é excelente. O problema é existir capacidade para ultrapassar os grandes interesses existentes. Não acredito que os actuais decisores políticos tenham essa capacidade.

Consigo associar a cor verde ao ambiente embora já não seja muito usual fazer essa associação. Actualmente já há outros motivos e cores que são habitualmente identificativos da área ambiental. Falar em verde também pode significar que ainda não se atingiu a maturidade ou que ainda não está em condições de se poder consumir. O significado de verde depende sempre do tema que se aborda.

“Não acredito que os países da União Europeia consigam reduzir os pesticidas para metade”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido