uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Casa de São Pedro de Alverca troca terreno por elevador
Local em frente da Casa de São Pedro de Alverca é considerado um ponto negro da sinistralidade nacional e vai receber uma nova rotunda

Casa de São Pedro de Alverca troca terreno por elevador

Município vai transferir 85 mil euros para financiar instalação de um novo elevador num dos maiores lares de idosos do concelho de Vila Franca de Xira. Em troca recebe um terreno para fazer uma rotunda na Estrada Nacional 10.

A Casa de São Pedro de Alverca, uma das maiores instituições de apoio a idosos no concelho de Vila Franca de Xira, solicitou ao município um apoio financeiro de 85.542 euros destinado à instalação de um novo elevador nas suas instalações para poder garantir melhor acessibilidade e mobilidade aos seus utentes e cuidadores.
Já foram remetidos pela instituição à câmara os orçamentos obtidos junto de empresas da especialidade, contemplando o equipamento e as obras necessárias à sua instalação. A proposta de apoio contempla também a entrega ao município, por parte da Casa de São Pedro, de uma parcela de terreno com uma área de 110 metros quadrados, junto à Estrada Nacional 10, visando permitir a construção de uma nova rotunda no local e dar seguimento à segunda fase da requalificação daquela artéria. A proposta foi aprovada por unanimidade na última reunião pública do executivo.
A Casa de São Pedro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que exerce uma importante actividade no apoio à população sénior e idosa, disponibilizando várias valências e serviços ao nível do apoio domiciliário, centro de dia e estrutura residencial.
Já a construção de três rotundas em cruzamentos problemáticos no centro de Alverca, na EN10, pode ser a chave para acabar de vez com as longas filas de trânsito que ali se verificam diariamente. A ideia já tinha sido defendida há dois anos pelo presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, que recuperou e actualizou o estudo de acessibilidades feito pelo município há mais de década e meia.
Esse documento prescreve como solução para os problemas de trânsito uma receita à base de rotundas: uma em frente à Casa de São Pedro - local considerado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária como um ponto negro de sinistralidade -, outra junto ao velho cemitério e bombeiros da cidade e uma terceira em frente ao supermercado Lidl. São obras caras mas que o autarca acredita virem a melhorar “imensamente” a vida dos condutores e moradores de Alverca.

Casa de São Pedro de Alverca troca terreno por elevador

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido