uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Há novas promessas para levar saneamento  a Coutada Velha e Foros de Almada 
Joaquim dos Santos indigna-se com as passagens de uma vala que recebe dejectos entre habitações. Esgotos a céu aberto atravessam a propriedade do casal Rabaça

Há novas promessas para levar saneamento  a Coutada Velha e Foros de Almada 


Moradores queixam-se há vários anos da falta de rede de esgotos nessas duas localidades do concelho de Benavente. Os esgotos escoam directamente para valas a céu aberto que atravessam propriedades.
O cenário de Coutada Velha e Foros de Almada foge ao do restante concelho de Benavente. Nestas localidades onde a ruralidade é mais marcante e há cada vez menos habitantes ainda não chegou o saneamento básico. Os esgotos escoam para valas a céu aberto e o cheiro chega a ser insuportável. Cansados de promessas alguns habitantes acusam o município de ter abandonado as localidades, mas a Câmara de Benavente garante que em 2021 arrancam as empreitadas, a cargo da Águas do Ribatejo.
Na Rua General Humberto Delgado, em Coutada Velha, já faz parte da rotina de Maria Rabaça limpar a vala a céu aberto que atravessa a sua propriedade. “Do lado de fora é igual porque passa outra vala. Estamos cercados de porcaria”, diz. A juntar a isso, alerta o marido, José Rabaça, o cheiro pestilento e a bicharada é como se já fizessem parte da mobília. “Prometem, prometem, mas só se lembram de nós na altura das eleições. Aos anos que se ouve falar da primeira fase da obra que nos ia trazer saneamento”, critica.
A falta de saneamento básico tem sido resolvida nalguns casos com a utilização de fossas sépticas que recebem os dejectos e que são despejadas de três em três meses. É o caso de Joaquim dos Santos que considera este sistema inadmissível nos dias de hoje. “A Coutada Velha está abandonada, foi completamente esquecida”, atira o morador.
Para deixar de pagar a taxa de saneamento básico Ana Paula Jesus teve de reclamar junto da Águas do Ribatejo. “Estava a pagar por um serviço que não tinha. Já basta não ter esgotos e a recolha de lixo não ser feita como deve ser”, sublinha.
O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), disse a O MIRANTE que para 2021 está previsto o arranque de duas empreitadas a cargo da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo para dotar as localidades de saneamento básico. Para Foros de Almada, explica o autarca, prevê-se que tenha início a construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) e rede de drenagem. Já para Coutada Velha, a empresa vai aproveitar a requalificação de ruas prevista pelo município para construir a rede de saneamento.
Carlos Coutinho diz ainda que dos sete municípios servidos pela Águas do Ribatejo, Benavente é dos que apresenta maior taxa de cobertura de saneamento.

Há novas promessas para levar saneamento  a Coutada Velha e Foros de Almada 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido