uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mais uma queixa-crime por poluição no rio Nabão
Presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, apresentou nova queixa-crime por mais uma descarga poluente no rio Nabão

Mais uma queixa-crime por poluição no rio Nabão

Câmara de Tomar participou às autoridades caso ocorrido a 9 de Novembro.

A Câmara de Tomar apresentou nova queixa-crime devido a mais uma descarga poluente no rio Nabão, detectada na madrugada de segunda-feira, 9 de Novembro. Ao final da tarde ainda era possível verificar vestígios no leito do rio. O município denunciou o caso ao SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente) da GNR, à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à empresa intermunicipal Tejo Ambiente. A presidente da autarquia, Anabela Freitas, deu a informação em sessão camarária, acrescentando que este processo é contra desconhecidos por crime ambiental.
A autarca explicou que vai compilar todas as queixas e enviar essa informação para o Ministério do Ambiente no sentido de que as entidades actuem sobre as constantes descargas poluentes no rio. “Este problema tem que ser tratado definitivamente. Devem ser aplicados todos os esforços possíveis para implementar as medidas correctivas necessárias”, sublinhou Anabela Freitas. O atentado ambiental voltou a ocorrer num dia em que choveu com intensidade.
Em comunicado, a Câmara de Tomar avisa que as descargas de efluentes, qualquer que seja a sua origem, sem o adequado tratamento prévio, são ilegais. A Polícia de Segurança Pública recolheu amostras devido à suspeita de crime ambiental.
Em Dezembro do ano passado Anabela Freitas explicou que o projecto pioneiro que vai permitir a substituição das iluminárias existentes por tecnologia LED em todo o concelho vai estar associado ao trabalho da IBM que vai monitorizar a qualidade do ar, do rio, os roubos de água nas bocas-de-incêndio e o risco de cheia do rio. “Este projecto de monitorização vai permitir, ou pelo menos ajudar, a monitorizar a poluição no rio Nabão. Sempre que houver uma descarga poluente o projecto de monitorização vai detectar e disparar na GNR o local aproximado onde foram feitas essas descargas. Esperemos que ajude a resolver o problema”, afirmou Anabela Freitas. No entanto, o projecto ainda não está implementado nem a funcionar.

Mais uma queixa-crime por poluição no rio Nabão

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido