uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Lojas devolutas do centro de Santarém  vestem-se de graffitis alusivos ao Natal 
Montra da antiga Farmácia Veríssimo, no cruzamento da Rua Capelo e Ivens com a Guilherme de Azevedo, foi uma das que receberam pinturas de Natal

Lojas devolutas do centro de Santarém  vestem-se de graffitis alusivos ao Natal 

Iniciativa da Associação Comercial pretende atrair mais visitantes à cidade e disfarçar o vazio das lojas fechadas.


As montras de algumas lojas devolutas no centro histórico de Santarém foram pintadas por dois graffiters convidados pela associação comercial para reduzir o impacto destes espaços vazios numa época que habitualmente ajuda a “salvar o ano” para muitos comerciantes.
André Vicente, um dos dirigentes da Associação Comercial, Empresarial e Serviços dos Concelhos de Santarém, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo e Chamusca (ACES), afirmou que tem sido notório “o decréscimo de pessoas” nas ruas, tendo-se sentido, no início do mês, uma queda da facturação.
Numa das iniciativas para atrair visitantes, que conta com o apoio do município escalabitano, a ACES convidou os artistas de graffiti Manuel Santos (ALMA) e João Vasco (MAIO) a ilustrarem 14 montras vazias, “de forma a combater a deterioração visual resultante do elevado número de lojas fechadas” no centro histórico da cidade.
O trabalho dos dois artistas é inspirado nos contos de Hans Christian Andersen “A Menina” e “O Pinheiro”, e ainda no conto original “O Natal digital”, produzido para este projecto.
Sublinhando que esta época representa para vários sectores cerca de 30% da facturação anual, o dirigente da ACES realçou que muitos comerciantes mantêm ainda a expectativa de “salvar o ano”.
Com cerca de 500 associados, 70% dos quais do concelho de Santarém, a associação tem verificado que alguns negócios se souberam adaptar, mas outros estão a sentir os efeitos das medidas de confinamento. “De uma forma generalizada, há um decréscimo nas vendas”, disse, realçando que muitos negócios se têm mantido graças às moratórias e na expectativa dos apoios anunciados, mas quando estas medidas cessarem “poderá ser muito complicado”.

Lojas devolutas do centro de Santarém  vestem-se de graffitis alusivos ao Natal 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido