uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Jovens querem skatepark em Aveiras de Cima
Bárbara, Diogo e João são três entusiastas de skate que gostavam de ver Aveiras de Cima com um novo skateparque

Jovens querem skatepark em Aveiras de Cima

Ideia já foi apresentada em reunião da Câmara de Azambuja e tem pernas para andar. Falta definir a localização.

Bárbara Silva, Diogo Pinheiro e João Costa são três entusiastas do skate que lutam há anos por um parque de skate em Aveiras de Cima. O pedido já teve direito a uma moção apresentada em reunião do executivo da Câmara de Azambuja pelo vereador Rui Corça (PSD), que foi aprovada por unanimidade.
O MIRANTE esteve à conversa com os três jovens, que dizem não terem um sítio seguro para praticar a modalidade. “Há dois parques em Azambuja, mas não têm condições, estão degradados”, explica João. Não havendo condições no concelho, estes três skaters vêem-se obrigados a ir para o Cadaval ou para Lisboa, onde conseguem encontrar as condições que precisam.
Foi nesse contexto que o grupo decidiu criar uma petição online, que já conta até ao momento com 242 assinaturas. Em Aveiras os únicos sítios onde podem andar de skate é nas ruas ou junto aos prédios, o que traz vários inconvenientes, não só ao nível da segurança mas também por causa do ruído que causam. “Uma vez atiraram-nos uma garrafa de vidro de uma janela e quase me acertaram”, lamentou Diogo, que descobriu a modalidade através do seu irmão, há quase 10 anos.
Os jovens sublinham que o parque radical que defendem não serve apenas para a prática do skateboard. “Pode ser usado também por pessoas que gostam de andar de patins ou de fazer BMX. E serve também para as crianças, que se quiserem andar de trotinete, por exemplo, não têm onde o fazer”, diz.
O grupo, que já pratica a modalidade há largos anos, confessa sentir-se “esquecido” por parte dos autarcas. “Dão apoios a tantos desportos, mas depois esquecem-se de nós”, afirma João. Os jovens consideram ainda que o skate é uma modalidade “menosprezada”, e vista como “um desporto de vândalos”.

Câmara concorda
com a ideia
O presidente da Câmara de Azambuja, Luís de Sousa (PS), disse a O MIRANTE que está a favor da construção deste parque e admite, no próximo ano, mandar fazer o estudo para a construção do parque, cuja localização ainda não está definida.
No entanto, o presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, António Torrão, admite que o projeto pode ser feito no Parque da Milhariça. “Há espaço para fazer um skatepark. A obra não vai ocupar a área toda do parque, ainda fica um hectare de fora”, disse a O MIRANTE.
O autarca alerta que a junta detém o direito de superfície sobre o Parque da Milhariça, cujas obras arrancaram em Outubro. “Durante 30 anos a câmara pode lá fazer o que entender. É uma questão de boa vontade”, acrescentou.
Excluindo o Parque da Milhariça, o grupo admite que o sítio ideal para a construção deste parque seria no centro da vila. A justificação é que “quem usasse o parque sempre iria a um café e acaba por ser bom para a terra”, diz Diogo.
Para além disso, com um skatepark, seria possível trazer campeonatos de skate, o que se traduz em publicidade e divulgação do concelho, para além das pessoas que iria trazer, acrescenta Bárbara.

Jovens querem skatepark em Aveiras de Cima

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido