uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Intervenção nos 23 diques do vale do Tejo está concluída

Empreitadas de reabilitação abrangeram 51 quilómetros de diques nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Cartaxo, Chamusca, Golegã, Santarém e Salvaterra de Magos.

As intervenções nos 23 diques do vale do Tejo, um investimento de 3,6 milhões de euros, foram dadas por concluídas no dia 16 de Dezembro, permitindo assegurar a regularização fluvial e o controlo de cheias em zonas de inundações frequentes, anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Em comunicado, a APA afirma que foram concluídas as empreitadas de reabilitação em 51 quilómetros de diques, em sete concelhos do distrito de Santarém - Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Golegã, Salvaterra de Magos e Santarém – e um do distrito de Lisboa (Azambuja).
“Esta intervenção teve por objectivo a melhoria das condições de adaptação às alterações climáticas, melhorando a fiabilidade das infra-estruturas de defesa existentes, permitindo a redução do risco e dos impactos para pessoas e bens, associados à ocorrência de cheias e inundações”, afirma.
As empreitadas de reabilitação dos diques do Vale do Tejo contemplaram o corte e limpeza de vegetação e arbustos, o coroamento e taludes, o arranque ou corte de árvores, o reperfilamento e reparação do corpo do dique, o refechamento das juntas deterioradas, o preenchimento das cavidades e a reparação das portas de água.
Segundo a APA, “os diques do Vale do Tejo são estruturas hidráulicas muito antigas, alguns dos quais construídos ou reconstruídos sobre antigos valados em terra que remontam à ocupação árabe da Península Ibérica”. Têm por função “contribuir para um melhor ordenamento hidráulico do leito, margens e zonas inundáveis, defendendo os terrenos adjacentes, até certos limiares de caudal, contra as inundações e alvercamentos que a velocidade das correntes pode produzir”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido