uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira avança com plantação de meio milhar de árvores
Alberto Mesquita e Jorge Ribeiro plantaram simbolicamente a primeira de 500 árvores na Póvoa de Santa Iria

Vila Franca de Xira avança com plantação de meio milhar de árvores

Município assinalou Dia da Floresta Autóctone com a plantação de meio milhar de novas árvores em todo o concelho e a apresentação pública de dois novos programas destinados a poupar água nas regas e a identificar as árvores existentes no território.

No concelho de Vila Franca de Xira teve início uma operação de plantação de 500 novas árvores em todo o território, em jeito de celebração do Dia da Floresta Autóctone, que se assinalou a 23 de Novembro. O presidente do município, Alberto Mesquita, acompanhado do presidente da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, Jorge Ribeiro, realizou a plantação simbólica da primeira árvore, um sobreiro, na Póvoa de Santa Iria.
O município ribatejano aproveitou a data para apresentar publicamente duas novas plataformas informáticas que prometem melhorar a gestão das árvores e da rega nos espaços públicos do concelho. Uma das mais marcantes envolve um sistema integrado de gestão da rega, em que, remotamente, os técnicos municipais conseguem optimizar a rega em função das medições climáticas. Um sistema que permite evitar consumos excessivos de água da rede pública e reduzir nos consumos entre 30 a 60 por cento.
Além da detecção de falhas no sistema de rega e de rupturas, os técnicos conseguem agora fazer também uma gestão integrada e mais eficiente das zonas verdes, através de leituras diárias dos dados climatéricos. Através do cálculo da evapotranspiração dos solos é possível determinar se vale a pena ou não gastar água na rega.
Outro sistema diz respeito à georeferenciação das árvores existentes no concelho, visando a sua rápida identificação e monitorização. O sistema permite ao município saber quantas árvores estão plantadas em que locais, de que tipo, o seu estado fitossanitário e que trabalhos de manutenção estão programados para serem executados ou por executar, como podas, por exemplo.

Vila Franca de Xira avança com plantação de meio milhar de árvores

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido