uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Juntas de freguesia  vão gerir praias  fluviais de Mação

Município delega manutenção dessas zonas balneares de Cardigos, Carvoeiro e Ortiga.


A Câmara de Mação aprovou os acordos de execução a celebrar com as juntas de freguesia, num valor superior a 60 mil euros, para uma gestão partilhada dos espaços inerentes às praias fluviais de Cardigos, Carvoeiro e Ortiga. Estes acordos têm como objectivo a manutenção anual e a garantia do bom funcionamento das praias fluviais durante a época balnear com rentabilização de recursos e poupança em deslocações privilegiando o trabalho de proximidade.
A Junta de Cardigos vai receber 34 mil euros, a Junta do Carvoeiro 20.120 euros e a Junta do Ortiga encaixa 8.620 euros. Entre as competências previstas constam a manutenção das praias e acções de jardinagem durante todo o ano, com acréscimo de limpeza das praias fluviais e sanitários durante a época balnear. Estas competências das juntas de freguesia corresponde a uma poupança de cerca de quatro mil euros para município que na época balnear de 2020 investiu um total de 24 mil euros na rubrica referente à Covid-19 através da contratação de uma empresa para operações relativas a contagem e limitação de entradas, supervisão e sensibilização para cumprimentos de medidas de protecção e segurança nos espaços.
O vereador Vasco Marques disse, em sessão camarária, que a época balnear correu melhor do que o previsto. “A câmara municipal teve a coragem de, mesmo em tempo de pandemia, preparar os equipamentos e as estruturas para abrir a época balnear. Se não tivéssemos feito a preparação antecipada seria impossível que as coisas corressem tão bem”, sublinhou.
O presidente do município, Vasco Estela realçou a importância dos protocolos e destacou a importância que as juntas de freguesia têm para o decorrer da época balnear sem percalços. “As praias fluviais têm alcançado um patamar de valorização em termos turísticos no concelho, com grande adesão de banhistas e visitantes. Este ano não foi excepção, mesmo com o problema da pandemia as praias do interior foram muito procuradas”, disse.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido