uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Fleximol fecha portas após uma década a resistir com dificuldades

A Fleximol, em Vila Chã de Ourique, fechou após 40 anos de actividade, na sequência do processo de insolvência decretado pelo Juízo de Comércio do Tribunal de Santarém. Os credores não viram condições para a recuperação da empresa de suspensões para veículos, ficando no desemprego perto de uma centena de trabalhadores. A Câmara do Cartaxo promoveu na quarta-feira uma reunião com os representantes dos trabalhadores e elementos do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Segurança Social e o administrador da insolvência, com vista a “apoiar os trabalhadores em todos os procedimentos burocráticos necessários, quer ao apoio social, quer ao efectivo cumprimento de todos os seus direitos, no âmbito do direito de trabalho, que lhes devem ser assegurados”.
A empresa já tinha passado por um processo de lay-off há 10 anos, quando se começaram a sentir dificuldades financeiras. A Fleximol, fornecedora da Mitsubishi e Toyota, depois de um período em que tentou recuperar, voltou a dar preocupações em 2019 e a administração pediu a insolvência no dia 10 de Julho de 2020. A sentença a declarar a insolvência foi proferida no dia 14. Na altura a Câmara do Cartaxo disse que o encerramento “terá repercussões na economia local” e nas famílias, que já sofrem com a pandemia.
A crise na Fleximol agudizou-se com a quebra de encomendas. Aquando do lay-off a Fleximol viu-se obrigada a mandar 72 dos então 154 trabalhadores para a suspensão do contrato de trabalho por um período de seis meses. Posteriormente o lay-off foi renovado por mais 90 dias para 62 trabalhadores. Durante esse tempo os funcionários receberam apenas dois terços do salário, dos quais 70 por cento pagos pela Segurança Social.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido