uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abrantes investiu 104 mil euros  em material para ensino à distância
Manuel Valamatos

Abrantes investiu 104 mil euros  em material para ensino à distância

Mais de quatro centenas de alunos estão a beneficiar do material informático comprado pelo município para poderem acompanhar as aulas.


Há pelo menos quatro centenas de alunos do primeiro ao terceiro ciclos do ensino básico sem computador, tablet e acesso à internet no concelho de Abrantes. A conclusão é do levantamento exaustivo das necessidades dos alunos causadas pelo ensino à distância, levada a cabo pela Câmara de Abrantes, agrupamentos de escolas do concelho e Ministério da Educação.
Após o anúncio do primeiro-ministro, António Costa, de que o ensino prosseguirá com aulas à distância, o município, à semelhança do que fez no ano passado, entregou a 5 de Fevereiro mais 166 computadores a alunos do primeiro ciclo (51) e segundo ciclo (115) que frequentam estabelecimentos de ensino no concelho. Foram ainda entregues este ano mais 241 computadores pelo Ministério da Educação e 37 dispositivos de acesso móvel à Internet a alunos até ao terceiro ciclo ficando a faltar o apuramento das necessidades dos estudantes do secundário.

104 mil euros em computadores e Internet
De acordo com o presidente da câmara, Manuel Valamatos (PS), o município já investiu 104 mil euros em material informático para o ensino remoto. Em 2021 foram gastos 62 mil euros em equipamentos portáteis e 15 mil euros em Internet móvel, sendo que em 2020 o investimento neste tipo de material foi de 27 mil euros.
“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudarmos os nossos alunos fomentando a igualdade nas condições de acesso ao ensino”, escreveu o autarca nas suas redes sociais, acrescentando que “qualquer situação de carência de equipamento será merecedora de toda a atenção por parte da autarquia”.
Em reunião do executivo, Manuel Valamatos destacou ainda que o município tem mais de 30 profissionais a acompanhar os alunos através de um dispositivo remoto colocado em cada um dos aparelhos disponibilizados para solucionar qualquer problema que possa surgir.
No concelho, as escolas básicas António Torrado e Maria Lucília Moita continuam a funcionar como escolas de acolhimento para crianças até aos 12 anos filhas ou a cargo de profissionais que estão na linha da frente do combate à Covid-19.

Abrantes investiu 104 mil euros  em material para ensino à distância

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido