uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Autarquia quer Alhandra SC a usar campo  da Cimpor até final deste mandato

Solução Marinha foi descartada e os olhares viram-se agora para o campo de futebol da Cimpor. Administração portuguesa já aprovou a ideia mas falta a luz verde do grupo turco que detém a cimenteira.


O município de Vila Franca de Xira e o seu presidente, Alberto Mesquita (PS), esperam conseguir um acordo com a Cimpor para que o Alhandra Sporting Club (ASC) utilize o campo de futebol da empresa para recomeçar com a formação de futebol até ao final do actual mandato autárquico, que termina no próximo Outono.
A novidade foi deixada em reunião pública do executivo pelo autarca, que disse estar à espera de luz verde da administração turca que, desde há dois anos, é dona da Cimpor. “Os administradores portugueses já deram a sua concordância ao protocolo que lhes enviámos e que foi antecipadamente do conhecimento da direcção do ASC, que concordou. A informação que temos é que o protocolo já foi enviado há dois meses para a Turquia, para que a administração do grupo se possa pronunciar e que uma resposta estará para breve”, anunciou o autarca.

Más condições do campo acabaram com o futebol de formação
A prática de futebol de formação no ASC, recorde-se, mantém-se suspensa por falta de inscrições de jovens, devido às más condições do Campo da Hortinha. A reduzida procura dos pais dos atletas deve-se às más condições daquele campo. Em 2019 foi a primeira vez desde a implementação do futebol no clube, em 1922, que este ficou sem equipas a competir. Quase 90 jovens treinavam num campo pelado que alagava no Inverno e tinha balneários e bancadas num estado inclassificável.
A solução de utilização do campo da Cimpor será sempre provisória e substitui a anterior intenção dos dirigentes em concretizar o campo nas antigas instalações da Marinha. O campo de futebol da Cimpor tem boas condições, está sem uso há vários anos e fica situado junto à Estrada Nacional 10.
“A informação que tenho é que não deverão ser levantados problemas a este acordo e se isso acontecer queremos avançar até ao final do mandato para criar condições para que o Alhandra avance com o trabalho de formação que vinha a desenvolver no campo da Hortinha”, promete Alberto Mesquita.
O imbróglio da construção de um novo campo de futebol para o Alhandra SC arrasta-se há décadas. O município chegou a comprar uma parcela de terreno da antiga Cimianto para ceder ao clube, junto das piscinas da localidade, mas o ASC não tem o dinheiro necessário para descontaminar os terrenos, operação que teria um custo a rondar os 800 mil euros.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido