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BE insiste na requalificação da ferrovia  entre Santarém e Entroncamento 
A deputada do BE eleita pelo distrito de Santarém à Assembleia da República e Vítor Franco, eleito do BE na Assembleia Municipal de Santarém, defendem requalificação da ferrovia entre Santarém e Entroncamento

BE insiste na requalificação da ferrovia  entre Santarém e Entroncamento 

Bloquistas consideram que obra é essencial para região e para o país e querem-no no mapa dos grandes investimentos nacionais para a próxima década.

O Bloco de Esquerda vai apresentar na Assembleia da República um projecto de resolução visando a requalificação do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento, incluindo a construção da variante ferroviária a Santarém. Em conferência de imprensa realizada no dia 15 de Fevereiro na estação de Santarém, a deputada bloquista eleita pelo distrito de Santarém, Fabíola Cardoso, acompanhada pelo eleito do BE na Assembleia Municipal de Santarém (AMS), Vítor Franco, sublinhou a imperiosa necessidade de requalificação de um troço que é essencial para Santarém, para a região, para o acesso ao interior e à Europa, assim como para a coesão territorial e a sustentabilidade ambiental.
Fabíola Cardoso salientou que a iniciativa surge em resposta às preocupações e vontade manifestada em duas moções aprovadas na AMS, a primeira em Setembro de 2020, por iniciativa do BE, e a segunda, em Dezembro do mesmo ano, subscrita por todos os partidos com assento naquele órgão.
Para a deputada não há dúvida de que este troço tem de constar no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 e aproveitar as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência que o país vai receber no âmbito da recuperação económica face à crise pandémica. Fabíola Cardoso sublinhou ser incompreensível que o projecto tenha estado incluído na primeira versão do PNI 2030, apresentada em Janeiro de 2019, e depois retirado “erradamente”, pois trata-se de um investimento estratégico para o país.
No documento é salientado que o projecto de requalificação do troço Vale de Santarém-Entroncamento, com um custo estimado de 300 milhões de euros, “previa aumentar as velocidades de circulação permitindo uma viagem mais segura e rápida” e ainda “mitigar riscos graves que desde há muito afectam as populações e as levam a reivindicar a intervenção”.
Em concreto, são mencionadas as passagens de nível, “na origem de vários acidentes, alguns dos quais mortais, como é o caso da passagem de nível de Assacaias”, no concelho de Santarém.
Por outro lado, no texto é igualmente referida a importância da mudança de traçado junto à cidade de Santarém, retirando a linha que segue junto ao rio Tejo, nomeadamente devido aos “riscos de derrocada da encosta na zona de Alfange, que precisa de obras de consolidação”.
Fabíola Cardoso lembrou ainda as milhares de pessoas que diariamente usam o comboio entre o Entroncamento e Lisboa salientando a necessidade, para os utentes da ferrovia da zona de Santarém, de uma estação com condições, nomeadamente de acessibilidade, com a inserção numa zona que permita a ligação a outros meios de transporte.
O projecto ainda inclui a melhoria da estação ferroviária do Entroncamento, há muito reivindicada por utentes e autarcas, nomeadamente por razões de segurança.

Petição pelo desvio da Linha do Norte em Santarém no Parlamento

A petição “Pelo desvio da linha ferroviária do Norte na zona de Santarém”, entregue à Assembleia da República em 27 de Novembro de 2020, deu entrada na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação no dia 29 de Janeiro e foi aceite.
A iniciativa recolheu 1098 assinaturas (1063 online e 35 em papel). Segundo dois dos promotores da petição, Francisco Mendes e José Magalhães, membros do movimento Mais Santarém e autarcas na Assembleia Municipal de Santarém eleitos pelo PS, prevê-se que a audição dos peticionários perante a comissão parlamentar esteja para breve.

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