uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Tarifário da água e saneamento aumenta no concelho do Sardoal

Empresa intermunicipal Tejo Ambiente começou a cobrar novos valores no início de Março.

Desde o início de Março que as tarifas da água e de saneamento aumentaram no concelho do Sardoal. Na última sessão da assembleia municipal o director-geral da empresa intermunicipal Tejo Ambiente, José Santos, explicou que a taxa de água e saneamento aumentou 3,33% e a de resíduos sólidos 1,97%. Estes novos valores começaram a ser cobrados no início de Março pela empresa intermunicipal responsável pela gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento básico dos concelhos de Ourém, Tomar, Mação, Sardoal, Vila Nova da Barquinha e Ferreira do Zêzere.
Os escalões definidos têm por base um período de facturação correspondente a 30 dias. José Santos garante que o principal objectivo da Tejo Ambiente é que as facturas saiam com leituras reais, num período de 30 dias. Contudo, tendo em conta o processo de leitura manual nem sempre é possível. “Poderemos facturar com 28 ou 32 dias. No entanto, a administração da empresa está empenhada em normalizar este período de facturação”, justificou.
Alguns dos seis concelhos que integram a Tejo Ambiente deram conta de erros de contagem nas facturas de água por parte da empresa intermunicipal, o que originou contas inflacionadas imputadas aos consumidores.
Em relação à limpeza das fossas sépticas, José Santos disse que a empresa intermunicipal tem contemplado no seu modelo financeiro o dever de efectuar gratuitamente até dois despejos de fossas sépticas por ano a todos os munícipes que o requeiram e não tenham a rede de saneamento disponível. “Nos casos em que a rede está disponível, o munícipe deve estar ligado à infraestrutura. Se não for assim pagará a respectiva solicitação de recolha de efluente da fossa”, explicou o director-geral.
José Santos informou que a Tejo Ambiente efectuou 1699 despejos de fossa em 2020, o que corresponde a 18% acima do valor comparativo à soma das actividades prestadas pelos respectivos municípios em 2019.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido