uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Fraca adesão deixa bolsas de estudo por atribuir em Azambuja
Sílvia Vítor, vereadora da Educação da Câmara de Azambuja

Fraca adesão deixa bolsas de estudo por atribuir em Azambuja

O município criou bolsas no valor de mil euros para estudantes com dificuldades económicas e para os que se destacam pelo mérito, mas das 45 anuais ficam sempre algumas por entregar. A desinformação pode ser uma razão e por isso vai ser reforçada a comunicação.

A Câmara Municipal de Azambuja abriu, no final do ano passado, candidaturas para 45 bolsas de estudo e mérito para alunos do concelho a frequentar o ensino superior. No entanto, de todas as candidaturas recebidas, só 41 reuniram as condições exigidas para receber bolsa, ficando quatro bolsas de estudo por atribuir.
Todos os anos ficam bolsas de estudo e de mérito da Câmara de Azambuja por atribuir. Para este ano a autarquia tinha 45 bolsas, das quais 10 de mérito, mas ficaram por atribuir quatro por falta de interessados. Em 2020 ficaram preenchidas todas as bolsas de mérito e sete de estudo não foram entregues. A iniciativa do município pretende “premiar a excelência dos estudantes do concelho” e apoiar os que têm dificuldades financeiras, de forma a potenciar a formação de quadros superiores no concelho.
A fraca adesão ao programa é explicada pela desinformação dos encarregados de educação. A vereadora da Educação refere que há ainda muitos encarregados de educação que desconhecem quando é que abrem as candidaturas às bolsas, acabando por deixar passar o prazo. Sílvia Vítor esclarece ainda que também pode estar em causa o facto de os pais pensarem, erradamente, que o processo de candidaturas é demasiado burocrático, acabando por desistir.
Para evitar que alunos fiquem sem acesso às bolsas, por desconhecimento ou desinteresse, o município vai reforçar a mensagem junto dos professores do agrupamento de escolas, bem como nos canais oficiais relativos à medida. Será ainda criado um site onde poderão ser submetidas as candidaturas, de modo a facilitar o acesso, uma vez que até agora as candidaturas eram feitas em papel com a entrega da documentação nos serviços da autarquia.
Em 2021 a autarquia atribui 31 bolsas de estudo e 10 de mérito a alunos que ingressem ou frequentem o ensino superior, que sejam residentes no concelho e que tenham bom aproveitamento escolar. As listas definitivas dos candidatos habilitados foram aprovadas na última reunião do executivo e serão brevemente publicadas no site da autarquia. Cada bolsa tem o valor unitário de mil euros e a cerimónia de entrega das mesmas ainda não tem data marcada.

Fraca adesão deixa bolsas de estudo por atribuir em Azambuja

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido