uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Falsos enfermeiros andam a vigarizar idosos em Vila Franca de Xira 
Burlões aproveitaram o arranque da vacinação em Vila Franca de Xira para tentarem enganar idosos nas suas habitações

Falsos enfermeiros andam a vigarizar idosos em Vila Franca de Xira 

Polícia está atenta ao fenómeno e a Unidade de Saúde Familiar Terras de Cira já emitiu um alerta avisando a comunidade para não abrir a porta a desconhecidos.

Vários moradores de Vila Franca de Xira, a maioria idosos, estão a ser contactados por falsos enfermeiros do centro de saúde que são na realidade ladrões a querer esvaziar o recheio das habitações. Em situações de crise como a que se vive agora com a pandemia do novo coronavírus há sempre quem se aproveite da pior forma para beneficiar das fragilidades e medo das populações.
À Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras de Cira já chegaram diversas denúncias de utentes que, percebendo que algo não estava correcto, alertaram as autoridades. Por isso a USF lançou agora um alerta público pedindo a toda a gente para manter a porta bem fechada e os olhos bem abertos.
Um dos moradores que foi surpreendido pela visita dos amigos do alheio foi Artur Nunes, que reside na Rua Espírito Santo em Vila Franca de Xira. Diz que o homem de meia idade e sotaque brasileiro vinha vestido de bata e máscara na cara. “Estranhei ele querer entrar quando não ia administrar a vacina. Disse que era só para preencher os papéis primeiro e perceber que material teria de trazer”, conta a O MIRANTE.
Artur diz que o larápio lhe falou “em tom intimidatório”, perguntou-lhe se vivia sozinho ou acompanhado e qual a melhor hora para o apanhar em casa. “Fechei-lhe a porta na cara e liguei para a polícia”, conta.

É crucial pedir sempre
a identificação
dos profissionais
Estas visitas domiciliárias de falsos enfermeiros estão a preocupar as entidades de saúde que apelam à comunidade para não se deixar enganar. “Estão a aproveitar-se do facto de estar em curso a campanha de vacinação da Covid-19. Introduzem-se em casa dos idosos, tiram fotografias do espaço e dizem que vão voltar para agendarem a vacinação ao domicílio”, explica a USF Terras de Cira.
Só que, esclarece a mesma entidade, os profissionais de saúde, sejam médicos ou enfermeiros, desta ou de outras unidades do Serviço Nacional de Saúde, “não se deslocam a casa dos utentes para agendar visitas futuras”.
Por esse motivo é crucial pedir sempre a identificação dos profissionais que estão a bater à porta e as autoridades de saúde e a polícia recomendam que nunca se abra a porta nem sejam cedidas informações, dados pessoais ou objectos pessoais “em nenhuma circunstância”.
Outro factor a ter em atenção é que, na maioria das vezes, a visita dos verdadeiros profissionais de saúde é antecedida de um contacto telefónico confirmando dia e hora da prestação de cuidados de saúde. Na dúvida é aconselhado que a população reporte o caso à PSP ou ao gabinete do cidadão do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo.
Ainda que só estejam a existir denúncias destas situações na cidade de Vila Franca de Xira, o alerta das autoridades estende-se também às restantes localidades do concelho, em particular para as freguesias mais rurais e onde a população idosa é em maior número, como Calhandriz e Cachoeiras.

Falsos enfermeiros andam a vigarizar idosos em Vila Franca de Xira 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido