uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Homicida do tiroteio de Vale de Estacas  que fugiu duas vezes foi preso no Brasil
Há seis anos o tiroteio causou grande alvoroço nesta zona movimentada da cidade de Santarém

Homicida do tiroteio de Vale de Estacas  que fugiu duas vezes foi preso no Brasil

O homicida de Bruno ‘Cigano’ num tiroteio em Vale de Estacas, Santarém, fugiu depois do crime e foi apanhado em Espanha. Esteve preso preventivamente mas saiu, já depois de condenado, porque recorreu e nesse período foi solto por ter excedido o prazo da medida de coação, tendo fugido de novo. Agora está preso no Brasil e vai ser extraditado.


O feirante que matou Bruno Limas, conhecido por Bruno “Cigano”, num tiroteio em Dezembro de 2015 no bairro de Vale de Estacas, Santarém, foi capturado no Brasil pela Polícia Federal e Polícia Militar desse país, no âmbito de um mandado internacional.
O homem, de 53 anos, esteve preso preventivamente e foi condenado pelo Tribunal de Santarém, em 2017, a 19 anos e meio de prisão, mas aproveitou-se da lentidão da justiça para fugir. O condenado recorreu para o Tribunal da Relação e antes de haver uma decisão saiu de prisão preventiva porque se esgotou o prazo da medida de coacção, tendo desaparecido logo de seguida.
A Polícia Federal brasileira diz que “por meio de investigações, foi possível identificar a localização do estrangeiro e realizar a sua prisão”, sublinhando que não possuía uma residência fixa. A detenção ocorreu em Recife e o fugitivo foi colocado numa prisão, onde vai ficar até se concluir o processo de extradição para Portugal. A polícia brasileira salienta ainda que o mandado de captura foi decretado pelo Supremo Tribunal Federal “atendendo a um pedido do Governo português”.
O tiroteio, a 15 de Dezembro de 2015, às 17h45, numa zona movimentada de Santarém causou um grande alvoroço e foi motivo de preocupação durante algum tempo. Na altura, Bruno “Cigano” tinha 36 anos. O homicida, então com 46 anos, andou fugido durante cerca de dois meses, até ser capturado em Fevereiro de 2016 em Espanha. A PSP recolheu dezenas de cápsulas e cartuchos.
Bruno “Cigano” foi atingido a tiro quando circulava a pé junto a alguns estabelecimentos comerciais existentes em Vale de Estacas. Foi transportado ao Hospital Distrital de Santarém por outras pessoas numa carrinha e foi depois transferido para um hospital de Lisboa, onde morreu duas semanas depois. O tiroteio foi motivado por desentendimentos entre famílias relacionados com arrendamento de imóveis.
Outros dois homens, familiares do homicida, foram condenados a penas de prisão efectiva de oito anos de prisão cada um, por crime de homicídio na forma tentada, agravado pela utilização de arma de fogo.

Homicida do tiroteio de Vale de Estacas  que fugiu duas vezes foi preso no Brasil

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido