uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nova unidade de saúde de Vialonga pronta para abrir
FOTO CM VFX Alberto Mesquita entregou formalmente as chaves do novo centro de saúde de Vialonga à ARS e agora só falta essa entidade começar a equipá-lo para abrir portas

Nova unidade de saúde de Vialonga pronta para abrir

O antigo ninho de empresas foi remodelado pelo município e passou para as mãos da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que o tem de equipar.

O imóvel do antigo ninho de empresas de Vialonga, que foi alvo de obras de reconversão, adaptação e melhoria para o transformar nas novas instalações da Unidade de Saúde Familiar de Vialonga, foi formalmente entregue pelo município de Vila Franca de Xira à Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.
Cabe agora à ARS desenvolver os procedimentos necessários para transferir os equipamentos e pessoal do antigo para o novo centro de saúde, bem como proceder ao equipamento do imóvel. Continua por definir uma data oficial para a inauguração.
O momento simbólico em que o presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), entregou as chaves à ARS decorreu à porta fechada no dia 12 de Março devido à actual situação pandémica. A passagem de testemunho realizou-se no próprio edifício, com Mesquita a assinar o auto de transferência do imóvel e a entregar as chaves a Nuno Venade, vogal da direcção da ARS; António Campelo, director do Departamento de Instalações e Equipamentos da ARS e também à directora do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, Sofia Theriaga. O momento permitiu também uma visita rápida ao espaço.
O edifício foi cedido mediante um protocolo de cooperação estabelecido em Setembro de 2017 e que representou um investimento total superior a 800 mil euros, co-financiado por fundos europeus e onde a câmara municipal teve de investir 400 mil euros. A ARS vai pagar uma renda anual ao município até perfazer o valor global da intervenção.
O novo centro de saúde vai dar melhor resposta aos mais de 20 mil utentes daquela freguesia. Entre as vantagens do novo edifício estão as boas acessibilidades, transportes públicos, centralidade e isolamento adequado. Conta com 22 gabinetes médicos distribuídos por três pisos, novas salas de espera e atendimento e todo o espaço exterior foi requalificado com a criação de um novo parque de estacionamento destinado aos profissionais daquela unidade.

Nova unidade de saúde de Vialonga pronta para abrir

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido