uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Terreno para passeio ribeirinho em Alverca custa 151 mil euros
IMAGEM CM Vila Franca de Xira Passadiço dos Salgados vai ficar suspenso sobre as zonas de sapal e terá vários locais para observação da natureza e das aves

Terreno para passeio ribeirinho em Alverca custa 151 mil euros

Parcela pertencente a uma empresa imobiliária é estruturante para a realização do troço conhecido por Passadiço dos Salgados, entre Alverca e Sobralinho. Proposta de aquisição foi aprovada e permite dar seguimento ao projecto.

O executivo municipal de Vila Franca de Xira aprovou, por unanimidade, a compra de um terreno de 56.998 metros quadrados, na zona ribeirinha entre Alverca e o Sobralinho, destinado à criação do Passadiço dos Salgados. O valor é de 151.902 euros e o negócio vai ser feito com a empresa PRMT Sertorius SA, que se dedica à compra, venda e revenda de imóveis, bem como a administração de imóveis.
O terreno está inserido em Reserva Ecológica Nacional e ocupado por vegetação, confrontando a norte com terrenos privados, a sul com as instalações da OGMA e a nascente com o rio Tejo. A proposta de compra inibe o município de alienar o espaço no futuro com objectivos de promoção imobiliária, sob pena de aplicação do direito de reversão. Ficam também a cargo do município os custos inerentes à desanexação do terreno e à criação e manutenção de vias de acesso ao local.
O Passadiço dos Salgados, tal como consta em projecto, vai ocupar uma área total de 7,6 hectares, com passadiços sobre zonas de sapal, juncal e caniçal, constituindo-se como uma das zonas húmidas de maior importância ecológica e ambiental a norte do rio da Silveira, após o aeródromo de Alverca. Além dos passadiços, em madeira, a zona vai ter três estações de observação da natureza e dois postos de observação de aves.
O projecto de execução do futuro passeio ribeirinho, que permitirá o acesso da cidade de Alverca ao rio Tejo, e que fará a ligação às localidades de Póvoa de Santa Iria e Sobralinho, está a avançar de forma faseada, devido à extensão dos trabalhos e ao facto de alguns terrenos necessários ainda estarem em fase de negociação por parte do município.
Actualmente o passeio ribeirinho existente no concelho de Vila Franca de Xira tem uma extensão de 12 quilómetros mas está “fatiado”: existe entre a sede de concelho e Alhandra; entre a Póvoa de Santa Iria e o limite do concelho de Loures e entre a Póvoa de Santa Iria e o Forte da Casa. Há uma ligação entre o Forte da Casa e Alverca mas não à beira rio por causa das servidões militares.

Terreno para passeio ribeirinho em Alverca custa 151 mil euros

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido