uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Utentes e autarcas reclamam segundo centro de vacinação para Benavente 

Comissão de Utentes de Benavente apresentou contestação à Administração Regional de Saúde, mas segundo centro só abre para vacinação em grande escala.


A Comissão de Utentes do Concelho de Benavente (CUCB) contestou, esta semana, a decisão da autoridade de saúde de só ter a funcionar um centro de vacinação contra a Covid-19 no concelho, quando a câmara municipal disponibilizou e equipou dois espaços para o efeito em duas freguesias. Também o presidente do município, Carlos Coutinho (CDU), voltou a reiterar que continua a defender a abertura de um segundo local para inoculações.
Como forma de protesto a CUCB fez chegar uma reclamação por escrito à Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, onde considera que além do Centro Cultural de Samora Correia, também o de Benavente deveria estar a ser utilizado nesta fase do plano de vacinação. Dessa forma e “estando a equipa técnica disponível para em dias diferentes vacinar ora num posto ora no outro” evitar-se-iam deslocações morosas para os idosos de freguesias mais distantes, como Barrosa e Santo Estêvão.
O assunto também foi levantado na última reunião de câmara pelo vereador do PSD, Ricardo Oliveira, que se disse preocupado por não “haver um sinal claro da ARS” para a abertura de um segundo centro em Benavente, “obrigando as pessoas a deslocarem-se até Samora Correia”.
Em resposta, o presidente do município, Carlos Coutinho adiantou que o Centro Cultural de Benavente já teve luz verde da autoridade de saúde, mas que só funcionará quando houver vacinação massiva da população. Para já, observou, essa é uma realidade distante, já que actualmente nem se “conhece o número de vacinas que vão ter para o dia seguinte”.
Recorde-se que a autarquia, através do seu serviço de Protecção Civil, em articulação com os corpos de bombeiros de Benavente e Samora Correia, disponibiliza transporte a todas as pessoas que foram convocadas para a vacinação da Covid-19 e não tenham meios para se deslocar.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido