uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Governo acusado de fazer propaganda  com novo tribunal de Vila Franca de Xira
Construção do novo tribunal de Vila Franca de Xira foi anunciada pela ministra da Justiça há três anos

Governo acusado de fazer propaganda  com novo tribunal de Vila Franca de Xira

Deputados social-democratas querem saber quando começa a construção de novo palácio de justiça, objecto de um protocolo há três anos, e dizem que o Governo defraudou as expectativas criadas.


O PSD questionou o Governo sobre quando prevê o início e conclusão da construção do novo tribunal de Vila Franca de Xira, anunciada publicamente pela ministra da Justiça há três anos.
“Decorridos três anos sobre a assinatura desse protocolo (…) e não tendo sequer a obra iniciado, é forçoso concluir que o Governo e a Sra. Ministra da Justiça defraudaram as expectativas que os próprios criaram na população, bem como nos agentes judiciários daquela comarca. Uma cerimónia que não teve nenhuma consequência, a não ser propaganda”, criticam os deputados sociais-democratas, num requerimento entregue no parlamento.
Parte da resposta a essas questões está na notícia de O MIRANTE publicada em 30 de Novembro de 2020. Na peça relatamos que só para 2024, na melhor das hipóteses, poderá o novo tribunal de Vila Franca de Xira ser uma realidade, segundo informação dada pelo Ministério da Justiça. Dois anos e meio depois do ministério e o município terem rubricado um protocolo para a execução da obra no espaço da antiga Escola da Armada ainda não havia projecto e só nesse mês de Novembro de 2020 o município teve autorização do Estado para abrir o concurso de adjudicação para execução do projecto.
Agora, o PSD volta ao tema e quer saber se estão previstas verbas para construir o tribunal no Orçamento do Estado para 2021, e em que montantes, e quando se perspectiva a reabilitação do actual tribunal de Vila Franca de Xira.
No requerimento, assinado à cabeça pela deputada Sandra Pereira, salienta-se que a construção do novo tribunal “é uma aspiração com cerca de 40 anos e que tem sido objecto de reiterados compromissos do poder autárquico”.
“As instalações do actual tribunal não são dignas, estão em deterioração e em contínuo agravamento. Há secções a funcionar em contentores, o edifício apresenta infiltrações de água, e a falta de espaço é evidente, pelo que é necessária uma reabilitação de fundo”, defendem os deputados do PSD.
Por outro lado, apontam, embora o concelho de Vila Franca de Xira disponha do Juízo de Comércio de Vila Franca de Xira, este está provisoriamente deslocalizado na sede na comarca, em Loures, devido à falta de condições nomeadamente à ausência de espaço adequado ao seu funcionamento no município.
“A necessidade de um novo edifício em Vila Franca de Xira para albergar o tribunal é reconhecida quer pela população, quer pelos funcionários e agentes judiciais, quer pelo Governo, quer pelo poder autárquico”, defendem.

Protocolo já tem três anos

Em 12 de Março de 2018, o Ministério da Justiça assinou um protocolo com a Câmara de Vila Franca de Xira com vista à construção de um novo edifício com três pisos e 5700 m2 de área construída destinado ao funcionamento de um novo tribunal para albergar as secções de Comércio, Trabalho, Família e Menores e Cível, mantendo-se a secção criminal no actual Palácio da Justiça, localizado no centro da cidade, num investimento total de 7,7 milhões de euros.

Governo acusado de fazer propaganda  com novo tribunal de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido