uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Modernização da Linha do Norte no Ribatejo é consensual no Parlamento

Plenário da Assembleia da República aprovou por unanimidade três projectos de resolução apresentados pelas bancadas do PS, PSD e BE.

A Assembleia da República aprovou no dia 17 de Março três projectos de resolução, apresentados pelo PS, PSD e BE, que defendem a urgente requalificação da Linha do Norte no troço entre Vale de Santarém e Entroncamento. As propostas foram aprovadas na generalidade e por unanimidade, sendo que apenas a do PS não inclui a alteração de traçado da ferrovia na zona de Santarém, afastando-a das povoações ribeirinhas da Ribeira, Alfange e das instáveis barreiras que contornam a cidade.
Os projectos agora aprovados voltam à Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação para a elaboração de uma versão final única que será posteriormente sujeita a votação.
A modernização da Linha do Norte entre Vale de Santarém e Entroncamento é reclamada há vários anos, tendo sido deixada para trás face a outros troços dessa linha porque esteve prevista por anteriores governos a alteração do traçado na zona de Santarém, com a construção de uma variante ferroviária à cidade e de uma nova estação. Esse projecto entretanto caiu e o actual Governo acenou com obras de supressão ou melhoria nas passagens de nível de Vale de Santarém, Peso e Assacaias e também a remodelação da estação ferroviária de Santarém. Tudo por conta da empresa pública Infraestruturas de Portugal
Parece assim colocada uma pedra sobre um assunto que suscitou reacções indignadas de autarcas quando se soube que a variante ferroviária a Santarém e a modernização da Linha do Norte tinham sido excluídas do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, onde tinha figurado numa versão preliminar.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido