uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
12 anos de prisão para empresário  que matou jovem numa rixa em Casével
foto DR João Pedro Monteiro

12 anos de prisão para empresário  que matou jovem numa rixa em Casével

Tribunal concluiu que Rui Mendes foi o responsável pelo que aconteceu na noite de 24 de Novembro de 2019 e que por ser mais velho e mais experiente devia ter tido um comportamento de serenidade. O homicida não conseguiu fazer valer a tese de legítima defesa e os juízes comprovaram que estava sozinho com João Pedro Monteiro quando o esfaqueou.


O Tribunal de Santarém não acreditou na versão de legítima defesa e condenou o empresário de Santarém, Rui Mendes, a 12 anos de prisão pela morte de João Pedro Monteiro, de 25 anos, numa briga em 2019 à porta de um café em Casével. O arguido, na altura com 56 anos de idade, foi ainda condenado a pagar uma indemnização de cerca de 157 mil euros.
Durante o julgamento o arguido sustentou a tese de que tinha sido agredido pela vítima mortal e por dois amigos dele, alegando que agiu para se defender. Mas o colectivo de juízes concluiu que quando Rui Mendes desferiu os golpes com a navalha estava sozinho com João Pedro Monteiro, considerando que ele foi o único responsável pelos acontecimentos na noite de 24 de Novembro de 2019.
O tribunal considerou ainda que Rui Mendes adoptou uma postura imprópria para a sua idade porque era o mais velho e devia ser mais sereno, realçando ainda que não se preocupou com o estado da vítima mortal e censurando o facto de ter ido à casa-de-banho limpar o sangue e de se ter desfeito da navalha.
Como O MIRANTE já tinha noticiado na altura, os desacatos começaram no interior do estabelecimento entre um grupo de jovens, onde se incluía João Pedro Monteiro, e outro grupo de pessoas mais velhas, onde estava Rui Mendes. Um amigo de João Pedro decidiu abandonar o local e Rui Mendes saiu no seu encalço. Nessa altura Rui Mendes atirou uma garrafa contra o carro do amigo da vítima e iniciou-se uma briga. João Pedro foi em defesa do amigo e acabou esfaqueado duas vezes, uma no maxilar e outra no peito, morrendo no local.
Rui Mendes esteve inicialmente em prisão preventiva e depois ficou em prisão domiciliária, em casa da mãe, num prédio em Santarém, onde os vizinhos diziam ouvi-lo várias vezes a ralhar com a progenitora. O condenado tinha uma empresa de venda de produtos para farmácias. Durante alguns anos foi árbitro federado na Associação de Futebol de Santarém. João Pedro Monteiro vivia com o pai e ajudava-o numa exploração de ovelhas em Sobral, São Vicente do Paul.

12 anos de prisão para empresário  que matou jovem numa rixa em Casével

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido