uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarca do Sardoal reitera necessidade  de melhorar rede de comunicações 
Miguel Borges

Autarca do Sardoal reitera necessidade  de melhorar rede de comunicações 

Miguel Borges considera essa medida essencial para tornar o interior do país mais atractivo para a fixação de pessoas e empresas. Problema no Sardoal deve ficar resolvido no Verão.

O presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges (PSD), alertou para a necessidade de se melhorar a rede de comunicações no interior do país, perspectivando para os próximos meses a resolução de um problema antigo no concelho devido a uma operadora privada.
“Já há algum tempo que andamos com este problema ao nível de internet e rede móvel, e a questão estará para ser resolvida até ao Verão através de uma operadora privada que está a trabalhar nesse sentido, com a colocação de duas antenas, uma em Alcaravela e uma outra no centro da vila”, disse o autarca à Lusa, notando que as dificuldades na rede de comunicações “não são exclusivas” do Sardoal.
O autarca, que preside a um município com 92 quilómetros quadrados e cerca de 3.700 habitantes num território de base florestal e com lugares muito dispersos, comentou o pedido de esclarecimento feito recentemente ao Governo por deputados eleitos pelo PS e lembrou já ter alertado em 2019 o primeiro-ministro, António Costa, sobre a situação.
Em Agosto de 2020 escreveu à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a pedir a intervenção do Governo na melhoria da cobertura das redes móvel e de Internet no interior. “Não chega termos 85% do país coberto com a futura 5G. Tem de ser 100%”, disse Miguel Borges, salientando que as comunicações são essenciais para que o “muito do bom” que existe no território interior seja atractivo para a fixação de pessoas.
“Com a Covid-19 muita gente redescobriu o interior do país e o que de bom tem, mesmo para viver, mas existe este ‘mas’”, disse, salientando que as “muitas zonas cinzentas” nas redes de comunicações não favorecem quem pode trabalhar à distância nem as empresas que aí existem.

Autarca deixa recados
aos deputados
Os deputados socialistas eleitos pelo distrito de Santarém alertaram o ministro das Infraestruturas e Habitação para a falta de cobertura de rede de internet e telemóvel no concelho do Sardoal, situação que, afirmam, continua a causar constrangimentos no teletrabalho e nas aulas ‘online’.
Miguel Borges disse ser “importante” que os deputados do PS questionem o executivo sobre o assunto e sublinhou que “o problema não é, no entanto, exclusivo de Sardoal”, além de que as perguntas “chegam com dois anos de atraso” à tutela.
“Se os senhores deputados tivessem perguntado ao presidente da câmara, o que não fizeram, saberiam que há uma operadora que vai fixar novas antenas no concelho para melhorar o serviço e acesso à rede”, notou.

Autarca do Sardoal reitera necessidade  de melhorar rede de comunicações 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido