uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Junta de Vialonga preocupada com limitações de espaço no novo centro de saúde 
José António Gomes

Junta de Vialonga preocupada com limitações de espaço no novo centro de saúde 

Presidente da freguesia critica o que diz ser as graves limitações de espaço do novo edifício que foi cedido na última semana à Administração Regional de Saúde. Comissão de utentes já tinha lamentado que a solução tenha ficado aquém das necessidades.

O presidente da Junta de Freguesia de Vialonga, José António Gomes, está preocupado com o que diz serem as graves deficiências de espaço do novo edifício do centro de saúde e teme que não seja uma obra que acompanhe o futuro crescimento da localidade.
No dia 12 de Março a Câmara de Vila Franca de Xira entregou as chaves do antigo ninho de empresas, que foi reconvertido em novo centro de saúde, à Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, que agora o terá de equipar e colocar ao serviço da população.
“Na visita que fiz ao novo edifício encontrei alguns problemas e também já tive esse feedback de vários elementos afectos à própria Unidade de Saúde Familiar (USF). A sala de espera é muito pequena e a sala de reuniões então nem se fala. Vai ser muito difícil para os profissionais usá-la porque sempre que precisam de se reunir não cabem lá todos”, avisa o autarca.
A opinião do autarca vai ao encontro da posição já assumida publicamente a O MIRANTE pela Comissão de Utentes de Saúde de Vialonga, que continua a defender a necessidade da vila receber um centro de saúde construído de raiz para dar resposta às necessidades.
As obras de adaptação do antigo ninho de empresas ficaram concluídas no final de 2020, custaram 832.800 euros e duraram 270 dias. O novo centro de saúde pretende dar melhor resposta aos mais de 20 mil utentes daquela freguesia. Tem melhores acessibilidades, transportes públicos, centralidade e isolamento adequado. Conta com 22 gabinetes médicos distribuídos por três pisos, novas salas de espera e de atendimento. Quem lançou e custeou as obras foi a câmara, sendo que depois a ARS vai pagar uma renda anual ao município até perfazer o valor global da intervenção.

Junta de Vialonga preocupada com limitações de espaço no novo centro de saúde 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido