uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Francisca Laia volta a vestir camisola de Os Patos  
Francisca Laia, canoísta olímpica natural de Abrantes, volta a ser atleta do Clube Desportivo "Os Patos" depois do fim da ligação ao Sporting

Francisca Laia volta a vestir camisola de Os Patos  

Canoísta de Abrantes regressa ao seu clube de origem depois do fim da ligação ao Sporting que decidiu acabar com a modalidade.

Francisca Laia, canoísta olímpica natural de Abrantes, volta a ser atleta do Clube Desportivo “Os Patos” depois do fim da ligação ao Sporting que decidiu, por falta de verbas, acabar com a modalidade a cerca de meio ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Enquanto representou o emblema verde e branco a canoísta conquistou 23 medalhas, nacionais e internacionais, e conseguiu a primeira participação olímpica, no Rio de Janeiro 2016. Em 2017 foi medalha de prata no Campeonato da Europa, em K2 200, fazendo dupla com Joana Vasconcelos com quem ganhou a prova da Taça do Mundo realizada em Belgrado, Sérvia.
Regressa agora, com 26 anos, ao clube onde iniciou aos seis o seu percurso na canoagem, por influência do pai, João Laia.

Abrantes quer consolidar a modalidade no território
Consolidar a modalidade, a partir do plano de água no rio Tejo e colocar o clube Os Patos nos melhores patamares desportivos, nacionais e internacionais, é um objectivo da Câmara de Abrantes que aprovou, por unanimidade, na última reunião do executivo, uma proposta de protocolo com a Federação Portuguesa de Canoagem e o clube de Rossio ao Sul do Tejo.
Além do desenvolvimento da modalidade, o protocolo pretende dar “respostas de apoio para que a atleta Francisca Laia se possa envolver também com o clube na dinamização da canoagem, nos meses que antecedem os Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo”, explica o município em comunicado.
De acordo com o protocolo, a Federação de Canoagem vai disponibilizar recursos humanos para a formação técnica da modalidade e promover a modalidade junto dos agrupamentos de escolas. Por sua vez, o Clube Desportivo “Os Patos” assume o compromisso de fomentar e dinamizar a prática da modalidade através da sua escola de canoagem, ficando responsável pela aquisição de materiais e equipamentos. A Câmara de Abrantes apoia o clube com uma verba de 13.500 euros anuais.

Francisca Laia volta a vestir camisola de Os Patos  

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido