uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

CUF Santarém integra rede do Programa Nacional de Vacinação

Hospital alerta que é um risco adiar-se a vacinação de crianças e que as pessoas não devem ter medo de ir aos serviços de saúde, porque estes são seguros.

O Hospital CUF Santarém passou a fazer parte do Programa Nacional de Vacinação, contribuindo assim para uma das medidas de saúde pública que ajuda a salvar vidas. O hospital integra assim uma rede de parceiros, contribuindo para ampliar a capacidade de resposta no controlo de doenças. Para o coordenador da Pediatria do Hospital CUF Santarém, David Lito, “esta oferta é mais uma forma da CUF afirmar a sua disponibilidade para, enquanto parceira das autoridades de saúde, garantir o acesso ao Programa Nacional de Vacinação”.
O coordenador considera que a integração na rede é importante nesta altura de pandemia, “em que se colocam vários desafios, entre os quais, a resposta à diminuição do número de crianças vacinadas. Uma situação que se deve, refere, ao receio de deslocação às unidades de saúde e também da necessidade de reorganização de espaços de saúde, no âmbito da pandemia.
No primeiro trimestre de 2020, no início da pandemia, a Comissão de Vacinas da Sociedade Portuguesa de Pediatria verificou uma diminuição de cerca de 13 mil crianças vacinadas, aos 12 meses de idade. “Receio que com os consequentes meses de confinamento este decréscimo se tenha continuado a sentir”, refere David Lito, sublinhando que os serviços de saúde são seguros. O médio alerta que não se deve adiar a vacinação, sobretudo de crianças até um ano de idade, perante a potencial gravidade de doenças, como o sarampo, tétano e a meningite, “com risco de complicações e de morte”. Para a realização das vacinas, os interessados apenas têm de fazer a marcação às segundas e quintas-feiras das 15h00 às 17h00 e às terças, quartas, sextas e sábados das 09h00 às 12h00. As vacinas do programa nacional não têm custo associado, apenas o acto de enfermagem.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido