Iluminação pública em Benavente já é 100% LED
O concelho de Benavente ganhou uma nova luz, mais sustentável e que vai permitir uma redução de 44,9% face ao consumo actual com a iluminação pública. Prevê-se que as emissões de CO2 também diminuam 106,5 toneladas por ano. A última lâmpada foi substituída por uma luminária de tecnologia LED, na terça-feira, 23 de Março, na Rua Cândido dos Reis, em Samora Correia, junto ao Palácio do Infantado.
A rede de iluminação pública foi toda substituída tendo sido trocadas 9.626 lâmpadas convencionais num investimento de um milhão de euros que resulta de uma candidatura ao programa operacional regional Alentejo 2020, com financiamento reembolsável de 95%. Sobre as poupanças anuais que esta mudança vai trazer ainda não há certezas, mas estima-se que a Câmara de Benavente poupe cerca de 400 mil euros anuais.
O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), e os presidentes das quatro juntas de freguesia do concelho marcaram presença no acto simbólico de substituição da última luminária. Durante a manhã os autarcas reuniram ainda com responsáveis da EDP, no Palácio do Infantado, com a finalidade de discutir estratégias de melhoria da iluminação pública no concelho.
Esta mudança no tipo de iluminação pública, destaca a autarquia, “resultou da necessidade de inverter o cenário de constrangimentos associado ao desperdício e à ineficiência de utilização de energia nas infra-estruturas e equipamentos públicos”.
Neste concelho ribatejano a iluminação pública de luminárias, além de bastante antiga - maioritariamente de vapor de sódio (94,39%) - encontrava-se, segundo a autarquia, em mau estado de conservação e com algumas anomalias graves, demonstrando debilidade nos consumos e na respectiva eficiência energética.