O bullying da publicidade online dá cabo da cabeça a qualquer um
Quando fazemos uma pesquisa de alguma coisa no Google, por exemplo, seja um carro, umas calças ou um creme, já sabemos que vamos levar com publicidade relacionada com aqueles produtos em todas as páginas onde entrarmos nos dias seguintes. É algo que nos é imposto e que não temos outro remédio senão aceitar. Não há almoços grátis, como se costuma dizer, e o preço para utilizarmos o motor de busca é sermos bombardeados com publicidade. O pior é quando a situação se transforma num autêntico massacre.
Há umas semanas pesquisei uma cadeira de escritório e acabei por comprar uma passados dois ou três dias. Nesta altura ainda continuo a levar com publicidade às cadeiras, entre eu onde entrar. E em alguns sites os anúncios às cadeiras surgem em vários locais. Comecei por utilizar a opção “denunciar anúncio”, com a opção já comprei. O pior é que aquilo não desactiva as dezenas de anúncios que continuo a ver de cada vez que mudo de site. É um massacre. Um autêntico bullying publicitário.
Jorge Carvalho