
Empreitada de reabilitação do mercado de Santarém voltou à normalidade
Obra esteve suspensa um ano para realização de trabalhos extraordinários de reforço estrutural de paredes e fundações.
A empreitada de reabilitação do mercado municipal de Santarém retomou o seu curso normal depois de ter estado um ano suspensa para a realização de trabalhos extraordinários. Houve necessidade de proceder ao reforço estrutural de paredes e fundações, já que no decorrer da obra verificou-se que o edifício, construído em 1930, assentava directamente no terreno, sem qualquer tipo de fundações.
Uma situação “imprevisível” e que, por isso, não constava no caderno de encargos da obra, explicou na altura o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD). Essa intervenção inesperada fez aumentar o custo da empreitada em cerca de 400 mil euros. O orçamento inicial rondava os dois milhões de euros.
A intervenção de reforço estrutural de paredes e fundações do mercado municipal ficou concluída a 8 de Março, pelo que houve condições para retomar a empreitada inicial a partir de 15 de Março. O recomeço dos trabalhos foi aprovado na última reunião do executivo camarário. Em Dezembro último o presidente da câmara estimava que a obra ficasse concluída no próximo Outono.
As obras de requalificação do Mercado Municipal de Santarém iniciaram-se no dia 13 de Agosto de 2019. A empreitada foi adjudicada à empresa Habitâmega Construções S.A. e tinha um prazo de execução de um ano. A intervenção prevê a recuperação integral do espaço com o objectivo de reparar os danos estruturais existentes e, ao mesmo tempo, criar uma área mais moderna e multifuncional, destinada a ser vivida diariamente. Os vendedores estão instalados provisoriamente na Casa do Campino.
