uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Falta de interesse dos sócios pode parar actividade dos Companheiros da Noite 
Cenário de incerteza nos Companheiros da Noite surge numa altura em que estão a ser apoiadas mais pessoas por causa dos impactos da pandemia

Falta de interesse dos sócios pode parar actividade dos Companheiros da Noite 

Não apareceram listas concorrentes às eleições para os órgãos sociais e os actuais dirigentes estão de saída. Assembleia-geral em Abril vai discutir uma possível suspensão da actividade da associação que dá apoio a várias dezenas de famílias carenciadas e a pessoas sem abrigo.

A associação Os Companheiros da Noite, da Póvoa de Santa Iria, que dá apoio a famílias carenciadas e a sem-abrigo, não teve listas concorrentes às eleições para os órgãos sociais e, por isso, vai ser discutida em assembleia-geral a possível suspensão da actividade da associação.
Nas eleições realizadas no final de Janeiro não apareceram listas interessadas e os actuais órgãos sociais também não manifestaram intenção de continuar à frente da associação por estar a ser difícil conciliar a vida pessoal com a profissional. Como nenhuma outra lista se perfilou terão de ser os sócios da associação a decidir o futuro, que pode passar pela suspensão da actividade ou pela constituição de uma comissão administrativa para que a associação prossiga o seu trabalho.
“Não queremos deixar ninguém sem apoio mas também não conseguimos continuar nestes cargos. Por isso vamos deixar ao critério dos sócios o que fazer”, explica Sara Simão, vice-presidente da associação. Os sócios vão reunir-se no dia 9 de Abril, pelas 20h30, em videoconferência através da plataforma digital Zoom, a que os sócios poderão aceder através de um endereço que lhes será enviado. Além do ponto referente à suspensão da actividade da associação estarão a discussão e votação do relatório e contas de 2020, bem como outros assuntos.
Sara Simão apela a que os sócios participem e que possam encontrar uma solução que permita a continuidade do trabalho da associação, que dá apoio a uma centena de pessoas sem-abrigo e a 80 agregados familiares carenciados em todo o concelho de Vila Franca de Xira.

Anterior presidente continua a devolver dinheiro
A anterior presidente dos Companheiros da Noite, Alice Fael, que se demitiu em Novembro de 2020 depois de ter tirado seis mil euros da colectividade para usar em benefício próprio, continua a honrar o compromisso com a associação e a devolver o dinheiro a prestações, confirma a actual vice-presidente.
A associação da Póvoa de Santa Iria, eleita em 2009 Personalidade do Ano de O MIRANTE na área de Cidadania, começou a dar os primeiros passos em Dezembro de 2002 através de um grupo de jovens que decidiu participar em voltas nocturnas de apoio aos sem-abrigo em Lisboa. Depois dessa experiência decidiram desenvolver o mesmo trabalho aos sábados à noite nas ruas do concelho de Vila Franca de Xira distribuindo sopa, alimentos e agasalhos. O grupo continuou a crescer até à constituição formal dos Companheiros da Noite em 2004.

Falta de interesse dos sócios pode parar actividade dos Companheiros da Noite 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido