
Falta de interesse dos sócios pode parar actividade dos Companheiros da Noite
Não apareceram listas concorrentes às eleições para os órgãos sociais e os actuais dirigentes estão de saída. Assembleia-geral em Abril vai discutir uma possível suspensão da actividade da associação que dá apoio a várias dezenas de famílias carenciadas e a pessoas sem abrigo.
A associação Os Companheiros da Noite, da Póvoa de Santa Iria, que dá apoio a famílias carenciadas e a sem-abrigo, não teve listas concorrentes às eleições para os órgãos sociais e, por isso, vai ser discutida em assembleia-geral a possível suspensão da actividade da associação.
Nas eleições realizadas no final de Janeiro não apareceram listas interessadas e os actuais órgãos sociais também não manifestaram intenção de continuar à frente da associação por estar a ser difícil conciliar a vida pessoal com a profissional. Como nenhuma outra lista se perfilou terão de ser os sócios da associação a decidir o futuro, que pode passar pela suspensão da actividade ou pela constituição de uma comissão administrativa para que a associação prossiga o seu trabalho.
“Não queremos deixar ninguém sem apoio mas também não conseguimos continuar nestes cargos. Por isso vamos deixar ao critério dos sócios o que fazer”, explica Sara Simão, vice-presidente da associação. Os sócios vão reunir-se no dia 9 de Abril, pelas 20h30, em videoconferência através da plataforma digital Zoom, a que os sócios poderão aceder através de um endereço que lhes será enviado. Além do ponto referente à suspensão da actividade da associação estarão a discussão e votação do relatório e contas de 2020, bem como outros assuntos.
Sara Simão apela a que os sócios participem e que possam encontrar uma solução que permita a continuidade do trabalho da associação, que dá apoio a uma centena de pessoas sem-abrigo e a 80 agregados familiares carenciados em todo o concelho de Vila Franca de Xira.
Anterior presidente continua a devolver dinheiro
A anterior presidente dos Companheiros da Noite, Alice Fael, que se demitiu em Novembro de 2020 depois de ter tirado seis mil euros da colectividade para usar em benefício próprio, continua a honrar o compromisso com a associação e a devolver o dinheiro a prestações, confirma a actual vice-presidente.
A associação da Póvoa de Santa Iria, eleita em 2009 Personalidade do Ano de O MIRANTE na área de Cidadania, começou a dar os primeiros passos em Dezembro de 2002 através de um grupo de jovens que decidiu participar em voltas nocturnas de apoio aos sem-abrigo em Lisboa. Depois dessa experiência decidiram desenvolver o mesmo trabalho aos sábados à noite nas ruas do concelho de Vila Franca de Xira distribuindo sopa, alimentos e agasalhos. O grupo continuou a crescer até à constituição formal dos Companheiros da Noite em 2004.
