uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Socialistas de Azambuja querem condecorar Miguel Duarte mas nunca o apoiaram
Miguel Duarte

Socialistas de Azambuja querem condecorar Miguel Duarte mas nunca o apoiaram

O jovem activista que ajudou a salvar migrantes no Mediterrâneo foi no início de Março ilibado pela justiça italiana que o acusava de auxílio à imigração ilegal, mas nem o PS nem a câmara alguma vez lhe deram solidariedade e nem sequer lhe fizeram um telefonema.

O PS fez uma proposta à Câmara de Azambuja, do seu partido, para homenagear o jovem de Azambuja que ficou conhecido por salvar migrantes no Mar Mediterrâneo, mas nem o partido nem a autarquia alguma vez falaram com ele. Miguel Duarte não teve qualquer gesto de solidariedade por parte do partido ou do município quando esteve sujeito a um processo por auxílio à imigração ilegal, nem sequer quando foi ilibado do crime de que era acusado pela procuradoria de Trapani, na Sicília, a instância italiana que conduziu a fase de investigação do processo.
O activista confessa a O MIRANTE que nunca recebeu qualquer contacto de apoio por parte da autarquia garantindo que nem sequer lhe ligaram quando foi conhecida a decisão da justiça italiana no início de Março. A câmara, a reboque do partido, pretende discutir e votar a entrega de uma medalha de mérito municipal ao jovem de 28 anos, sem sequer o informar ou perguntar se pretende ser homenageado. Em 2019 já se tinha falado na câmara na possibilidade de condecorar o activista, mas a autarquia preferiu esperar pelo desfecho do processo judicial.
Em 2016, o jovem, doutorado em Matemática, voluntariou-se para resgatar refugiados no Mar Mediterrâneo através da ONG alemã Jugend Retter. Em 2018 foi constituído arguido juntamente com mais nove pessoas que, no total, resgataram cerca de 14 mil migrantes a bordo do navio Luventa.

Socialistas de Azambuja querem condecorar Miguel Duarte mas nunca o apoiaram

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido