uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

António Fidalgo, de Tomar, foi deputado e foi o vereador das “pombinhas”

A propósito dos políticos que pouco ou nada fizeram pela região, recordados na edição 1.500 de O MIRANTE, lembrei-me quando vi a fotografia do senhor António Fidalgo, que ele, para além de ter sido deputado na VI Legislatura, nos anos 90, foi também vereador na Câmara de Tomar, tendo sido condenado a indemnizar uma das funcionárias do grupo de quatro, conhecidas por “pombinhas do vereador”, em Maio de 2005.
António Fidalgo foi absolvido dos crimes de coacção sexual sobre três das quatro funcionárias que apresentaram queixa contra ele, mas condenou-o a pagar uma indemnização cível no valor de 15 mil euros a uma das queixosas. Na altura os juízes entenderam que em relação a esta última houve coacção sexual, só que a queixa-crime deu entrada fora de prazo.
Não sei os desenvolvimentos posteriores do assunto mas a sorte do vereador, que também era professor do ensino secundário, foi tudo se ter passado numa altura em que não havia esta militância actual em defesa das mulheres, nem redes sociais muito activas, nem as leis entretanto aprovadas. Se fosse agora o caso não seria das “pombinhas do vereador” mas do “autarca abusador”...independentemente de ser inocente ou culpado.
João Rodrigues

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido