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Linha do Norte aquece luta política em Santarém com autárquicas no horizonte

PSD acusa PS de atacar os interesses de Santarém por não defender variante ferroviária à cidade. Socialistas querem modernização da ferrovia e extensão do passe suburbano até ao Entroncamento.

PSD e PS envolveram-se numa disputa de comunicados para tentarem retirar dividendos políticos de uma questão há muito falada e que tarda em ser resolvida: a modernização da Linha do Norte entre Santarém e o Entroncamento. A concelhia de Santarém do PSD acusa o PS de ter sido o único grupo parlamentar com deputados eleitos pelo distrito a não defender a construção de uma variante ferroviária a Santarém, projecto que já esteve na agenda e que entretanto parece descartado pelo actual Governo.
“Foi com estupefação que tomámos conhecimento de que, dos Projectos de Resolução apresentados pelos diversos partidos na Assembleia da República, relacionados com a requalificação da Linha do Norte, o único que não propõe a alteração do traçado e a construção de uma variante a Santarém é o do Partido Socialista, em cuja bancada parlamentar pontua o agora candidato à Câmara de Santarém por esse partido, Manuel Afonso”, refere o PSD em comunicado, onde “repudia esta posição do PS, que ataca frontalmente os interesses de Santarém”.
Os social-democratas sublinham ainda que a construção da variante à Linha do Norte chegou a ser anunciada em 2008, em Santarém, pelo ministro Mário Lino, “mas desde essa altura que o troço entre Azambuja e Entroncamento não teve uma única requalificação estruturante, sempre com a promessa da construção da variante”.
No mesmo dia 31 de Março, em que saiu o comunicado do PSD escalabitano, a Federação Distrital de Santarém do PS divulgava uma posição política destacando que os deputados socialistas já apresentaram, na Assembleia da República, uma recomendação ao Governo sobre a modernização da Linha do Norte entre Santarém e Entroncamento e a resolução do problema das barreiras de Santarém, que foi aprovada por unanimidade.
A distrital socialista defende também a extensão do passe suburbano até ao Entroncamento “beneficiando assim os milhares de cidadãos que todos os dias privilegiam a utilização do comboio nas deslocações para a região de Lisboa onde estudam ou trabalham”. Recorde-se que, em 2007, uma proposta de Projecto-Lei do Bloco de Esquerda, precisamente com esse objectivo, foi chumbada pela maioria socialista na Assembleia da República.

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