uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Futebolista recupera de lesão grave  e consegue entrar para a Força Aérea
Tiago Lázaro

Futebolista recupera de lesão grave  e consegue entrar para a Força Aérea

Tiago Lázaro tinha 15 anos quando num jogo de futebol pelos Águias de Alpiarça, em Coruche, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo. Pensou que já não conseguiria voltar a jogar e que tinha de desistir do sonho de ser militar. Mas a intervenção do Hospital CUF Santarém fê-lo concretizar os objectivos.


Uma lesão num jogo de futebol ao serviço do Águias de Alpiarça quase deitava por terra o futuro que Tiago Lázaro sonhava. Queria entrar para a vida militar e seguir uma carreira na GNR. Depois de uma operação bem-sucedida ao joelho, não só conseguiu entrar para a Força Aérea como continua a jogar futebol no clube ao qual regressou após ter representado outros emblemas.
O jovem de Santarém esteve em risco de não conseguir entrar para aquele ramo das forças armadas, quando disse que já tinha sido operado ao joelho. Mas superou os exames médicos e as provas que deu mereceram um voto de confiança e logo para uma missão mais exigente, a da polícia aérea, que requer mais esforço físico. Tiago Lázaro está quase a acabar o curso da área na Força Aérea e depois de superado este desafio, que prova o trabalho feito na recuperação de uma lesão bastante grave, pretende continuar na vida militar e esperar o momento para concorrer à Guarda Nacional Republicana.
O jogador e militar recorda como se fosse hoje aquele jogo no campo do Coruchense, equipa que estava a defrontar pelo Águias na posição de defesa central. O dia parecia estar de azares para Tiago, na altura com 15 anos e no segundo ano de iniciados. Na primeira parte, a cabecear uma bola, caiu desamparado com a perna esquerda. Mas superada a dor forte voltou ao jogo. Na segunda parte é que teve de ser tirado do campo em ombros, quando a defender uma bola torceu a mesma perna. Na altura sentiu logo que a situação tinha sido grave. Percebeu que tinha a rótula fora do sítio.
Tiago Lázaro foi para o hospital, onde lhe disseram para meter gelo e esperar que passasse. Como sentia não estar bem accionou o seguro desportivo e foi mostrar a lesão ao ortopedista do Hospital CUF Santarém. Feito o diagnóstico foi operado de urgência ao menisco e ligamentos cruzados, cerca de uma semana depois. O jovem, agora com 20 anos, não pensava que um dia fizesse a vida normal sem sequelas e diz que tem muita sorte em poder continuar a jogar futebol, perante a gravidade da lesão que sofreu.
A recuperação estava prevista para um período de cerca de um ano, mas ao fim de nove meses começou a fazer exercício, o que vaticinava uma rápida melhoria do estado de saúde. Para o que contribuiu, confessa, o acompanhamento do médico Gonçalo Martinho da CUF Santarém, conjugado com uma grande força de vontade de superar a lesão.

Futebolista recupera de lesão grave  e consegue entrar para a Força Aérea

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido