uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Poluição na barragem dos Patudos  volta à ordem do dia em Alpiarça
Voltaram a aparecer peixes mortos na barragem dos Patudos, em Alpiarça

Poluição na barragem dos Patudos  volta à ordem do dia em Alpiarça


O presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira (CDU), garantiu, em sessão camarária, que vai informar o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) sobre alegadas descargas nas linhas de água que podem estar a poluir a barragem dos Patudos. A decisão surge depois dos vereadores do PS, Sónia Sanfona e António Moreira, terem alertado para os maus cheiros e morte de peixes na barragem que se devem, na sua opinião, a actos de poluição.
Mário Pereira confirmou a morte de alguns peixes que foram retirados do local por funcionários do município. O autarca explicou que a massa de água da barragem precisa de intervenção de tempos a tempos devido à eutrofização da água – processo que multiplica a quantidade de algas em lagos e represas causando diversos problemas ambientais – e por ser uma massa de água tão grande. “Mesmo com limpezas, como temos feito, é muito provável que a eutrofização regresse. É um problema sério e estou de acordo que se deve sensibilizar o Governo para a limpeza desta barragem”, afirmou.
Sónia Sanfona (PS) criticou os maus cheiros junto à barragem, que são desagradáveis, e defendeu que a barragem tem que ser reabilitada ambientalmente. “Aquele local tem tudo para ser um espaço de excelência por isso deveria ser prioritário convencer o Governo da necessidade de uma intervenção na barragem”, sublinhou. António Moreira foi mais longe e afirma que é possível verificar que há algumas linhas de água que vão desaguar à barragem que estão poluídas, sobretudo nos dias em que chove.
Mário Pereira afirmou que a Câmara de Alpiarça vai continuar a pugnar pela limpeza da água da barragem dos Patudos e, na sua opinião, os maus cheiros não provêm da barragem mas sim dos camiões que passam na vizinha Estrada Nacional 118.

Poluição na barragem dos Patudos  volta à ordem do dia em Alpiarça

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido