Tomar assume-se como referência no turismo da região
Plano de Hospitalidade Turística de Tomar pretende afirmar a cidade como um pólo de atracção turística nacional e internacional. Município criou um novo sítio na Internet, que inclui toda a oferta turística do concelho.
A cidade de Tomar quer continuar a afirmar-se como o mais importante pólo turístico da região ribatejana, mas não se quer ficar por aqui. O município tem adoptado um conjunto de medidas que procuram dar a conhecer a beleza da cidade templária nos quatro cantos do mundo. O Plano de Hospitalidade Turística de Tomar é uma iniciativa integrada na Rede Património da Humanidade Centro de Portugal.
A criação de um novo sítio na Internet (www.visit-tomar.com), que inclui toda a oferta turística, pública e privada, é a grande arma da autarquia para cativar mais turistas a visitar o concelho. “Temos o melhor património do mundo, mas é preciso ensinar os nossos operadores, de todos os sectores de actividade, a vendê-lo da melhor maneira possível”, afirma Anabela Freitas (PS), presidente do município.
Durante vários meses, uma empresa esteve no terreno a interagir com os operadores para levantar problemas e necessidades que devem ser corrigidas. O trabalho de campo incluiu a visita de clientes mistério para ver como era realizado o atendimento. Anabela Freitas assume que Fátima e Tomar são as “duas grandes portas de entrada” do turismo no centro do país, mas diz que o objectivo não é competir com Fátima, mas sim aprender com a maneira como se posiciona no mercado nacional e internacional.
O novo sítio tem várias funcionalidades, das quais se destaca uma caixa de mensagens que permite ao utilizador colocar dúvidas e receber respostas em tempo real pelos técnicos de turismo da autarquia. Outra das ideias inovadoras é a possibilidade de o visitante criar o seu próprio roteiro de visita aos locais. O sítio já está activo, embora precise de alguns meses até estar a funcionar em pleno.